domingo, 16 de agosto de 2009

De Férias

Estarei de férias até 1 de Setembro. E porque férias são férias, darei naturalmente férias a este blog e suas sucursões no twitter e no facebook. No fundo, uma pausa total para carregar baterias para a agitada rentrée que se avizinha. Até Setembro!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Política de Verdade (lá da rua…)

A análise um pouco mais atenta das listas leva-nos sempre a descobertas formidáveis. Carlos Costa Neves, ex-ministro da Agricultura de Santana Lopes, foi cabeça de lista por Portalegre em 2005. Não foi eleito. Assumiu depois a presidência do PSD Açores durante alguns anos. Perdeu para César nas últimas regionais. Agora é cabeça de lista por Castelo Branco, por escolha expressa de Ferreira Leite.
.
Humm… Curioso, não é? Como poderemos qualificar Costa Neves? O Incrível” é uma boa hipótese, sem dúvida. Turbo-candidato é outra. Ou candidato "tugopolita", se preferirem… Agradecem-se naturalmente outras sugestões.
(Imagem: Ondas)

Na terra

.
Embora as férias só comecem na sexta-feira, já estou nos Açores, S. Miguel. É bom estar na terra. É muito bom poder desfrutar de tudo o que ela tem, ao vivo e a cores, sem recurso a imitações.
(Obrigado Maria João Pires pela pérola acima)

Prémio Comprometidos y Más 2009

Recebemos da Ana Paula Fitas do A nossa Candeia o prémio Comprometidos y Más 2009. É um um prémio oriundo da América Latina e visa, segundo percebi, premiar blogs comprometidos com a democracia e defensores da sustentabilidade ecológica. Agradeço naturalmente tal distinção, sobretudo por vir de alguém cuja verticalidade de ideias é notória.
.
Seguindo a tradição, e procurando distinguir blogs que muito estimo mas que não tive oportunidade de distinguir em prémios anteriores, aqui ficam os meus felizes contemplados:

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Um horror

O artigo de Sócrates no JN faz o óbvio: exalta os 4 anos e meio de “governação determinada”, promete um futuro repleto de políticas de esquerda e bipolariza naturalmente o combate eleitoral que se avizinha (somos nós ou a direita, pá).
.
Concordo em absoluto com o título do artigo. Apenas acrescentava que os portugueses sabem bem o que foram estes últimos 4 anos e meio. Sabem também o que lhes espera com Ferreira Leite e seus compinchas. É uma chatice não existirem opções para além do PS e do PSD… Que treta, não é? É uma chatice, é um horror… Coitados dos portugueses.
(Imagem: Rasgo)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Golpada Mediática



O gesto do 31 da Armada vale evidentemente pela golpada mediática que constitui. Estão a conseguir destaques em toda a imprensa. Tiro-lhes o chapéu por isso. E se forem punidos, tanto melhor. Naturalmente que agradecem. :)

Estou indeciso

Hoje os sindicatos denunciaram que a TAP adquiriu 30 automóveis para os directores da empresa. O que é mais ultrajante?
.
Hipótese A - a TAP adquirir 30 automóveis em tempo de crise, num ano de prejuízos, onde até já foi anunciada a quase impossibilidade de actualizações para os seus trabalhadores;
.
Hipótese B - a TAP possuir 30 directores (?!?). Ainda por cima com direito a carro...
(Imagem: BMW blog)

V-E-R-G-O-N-H-A!

O artigo de Ricardo Costa sobre as listas do PSD e sobre António Preto é bastante elucidativo. Entre malas de dinheiro, caciquismo e outras aventuras recambolescas, sublinha-se o seguinte sobre o senhor: “...nós vamos ter um deputado que no exacto dia em que tinha de se apresentar na Polícia Judiciária para um teste de caligrafia foi ter com um cunhado que é médico no Hospital de Santa Marta, no serviço de cirurgia vascular (!), para engessar um braço por completo, do ombro até ao pulso.
.
Alguém faz o favor de perguntar a Ferreira Leite o que pensa sobre a situação acima do seu grande "companheiro de route”? Companheiro que, a grande custo, Manuela fez questão de incluir nas listas de Lisboa? Era importante que a política da verdade da líder laranja fosse clara a este respeito.
(Imagem: Jumento)

Silly Agosto

Agosto brinda-nos sempre com notícias de uma pertinência atroz. Ontem, por exemplo, o Público dedicava duas páginas de destaque (6 e 7) ao facto de Portugal ser um dos países europeus que menos gelados consomem. Brutal… À noite a TVI brindou-nos com uma peça sobre o chocolate ser mais caro em Portugal do que em Espanha (cá é taxado a 20% e aqui ao lado a 7%). Agosto é delicioso…
(Imagem: Aos Frutos Secos)

Raul Solnado (1929-2009)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Que chatice, pá

Andava o PS tão descansado esta semana com as trapalhadas nas listas e no programa do PSD e tinha logo de surgir esta questão da não-recondução de João Lobo Antunes. Que chatice, pá. Que maçada. A semana estava a correr tão bem...
(Imagem: Bitates)

Blog da Radar

Para quem, por diversas razões, não consegue estar por dentro das novidades da música alternativa (uma designação infeliz, é certo), nada como ir dando uma vista de olhos regular ao blog da Radar. É um hábito/vício que adquiri recentemente. Vale a pena.

Marcelo e a Tradição

Marcelo Rebelo de Sousa teceu duros comentários às listas do PSD: «Ferreiristas, sem a abertura interna de Sá Carneiro, Cavaco ou Barroso, nem suficiente abertura ao centro e aos jovens. Inesperada desilusão». Um golpe duro para Ferreira Leite, sem dúvida.

Mas se a tradição ainda for o que era, Marcelo fará no dia seguinte “uma declaração política sobre o seu próprio comentário tecido na véspera!” A ver vamos...
(Imagem: Ecclesia)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Caiu o Twarmo e a Facedade

"O site de microblogging Twitter anunciou que foi vítima de um ataque informático, que impediu os utilizadores de acederem ao serviço, um contratempo que impediu milhões de pessoas de poderem escrever os populares "tweets" de 140 caracteres durante algum tempo, durante a tarde de hoje." (...) “...parece que, à semelhança do Twitter, também o Facebook sofreu um ataque informático.” (Público, 06/08/2009)
(Imagem: Stomp Tokyo)

O Poder do Cheiro e o Cheiro do Poder

A existência ou não de cheiro a poder é particularmente determinante no PSD. O episódio das listas é bastante elucidativo a este respeito. Normalmente, quando não há cheiro a poder, há batatada na certa e o líder é permanentemente contestado. Pelo contrário, quando o cheiro a poder é intenso, o líder começa logo a ser levado em ombros.
.
O momento actual é bastante peculiar. As sondagens não permitem ainda perceber se o cheiro a poder é intenso ou não para os lados da Lapa. É assim assim... Resultado: uma situação confusa, com muitas indecisões entre apoiar a líder ou criticá-la abertamente. Nervosismo, muito nervosismo nos bastiões laranjas.
(Imagem: Zazzle)

BlogConf – As minhas perguntas a Louçã


.
Os primeiros vídeos da conferência estão disponíveis aqui. Segundo informa o Esquerda.net, os restantes serão carregados à medida que a velocidade de upload o permita.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Campeão da Internet

Depois de lhe perguntar sobre o progressivo papel da Internet e das novas tecnologias na política e quais os projectos do Bloco neste domínio, Louçã começou a responder-me com a seguinte frase: “Nós queremos ganhar as eleições da Internet!”(cito de memória). Tal deu direito a algumas menções na comunicação social e ao excelente desenho acima do Pedro Vieira com o seguinte título: Anacleto campeão da internet pela mão do Activismo de Sofá.

Sobre a BlogConf com Louçã

Foi uma experiência muito interessante. Espero que muitas outras semelhantes aconteçam nos próximos tempos.

Positivo
1 – A disponibilidade de mais um partido para organizar um evento de auscultação deste tipo de e-sociedade civil. Alguns consideraram-no como simples actos de propaganda. A meu ver, só é pena que não haja mais propaganda destas.
2 – A cobertura feita pelo Pedro Vieira (Irnão Lúcia e Arrastão). Os seus bonecos a saírem fresquinhos caem sempre muito bem. O humor inteligente do 31 da Armada também foi difícil de resistir, mesmo para quem lá participava.
3 – A tenacidade dos restantes comparsas bloggers que lá estiveram: Delito de Opinião, Educação do meu Umbigo, Jugular, Les Carnards Libertaires, Loja das Ideias, Risco Continuo, Software Livre no Sapo. Embora com perspectivas muitos diferentes, julgo que contribuíram para momentos bastante vivos ao longo do debate
4 - Os comentários permanentes que o encontro mereceu no Twitter, nomeadamente através da tag #BlogCong.
5 - A transmissão por vídeo do Esquerda.net. Não tenho ideia de ter existido qualquer problema e teve direito a uma realização bastante profissional.
.
A melhorar
1 – O calor abrasador da sala. Entre holofotes, câmaras e portáteis ligados, acabou por ser um debate muito quente. Muito quente mesmo.
2 – A rede wireless esteve em baixo no início da conferência. Quem não tinha pens 3G esteve offline durante algum tempo.
3 – Em conversa no fim com o Paulo Guinote, concordámos que o modelo de debate destas BlogConfs precisa ainda de ser melhorado, permitindo por exemplo que sempre que alguém tenha algum comentário fora do seu tempo, tenha hipótese de o fazer.
.
Curiosidades
1 – É deveras interessante (e paradoxal até) ver a blogosfera em carne e osso.
2 - Um dos bloggers presentes - João Galamba do Jugular - fez anos ontem. E teve direito a uma bela prendinha: um debate aceso com Louçã.
3 – Quando se está nestas conferências, a dificuldade é optar entre estar atento ao que se diz in loco e ao que se vai dizendo online (blogs, twitter, etc).
(Imagem: Gecko&Fly)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

BlogConf com Francisco Louçã




.
O Activismo de Sofá participará hoje no encontro de Francisco Louçã com bloggers. Realizar-se-á pelas 18h e terá transmissão em directo online (ver no ecrã acima, por exemplo). Estarão presentes caras muito conhecidas da blogosfera política nacional: 5 Dias, 31 da Armada, Corta-Fitas, Delito de Opinião, Educação do meu Umbigo, Jugular, Les Carnards Libertaires, Loja das Ideias, Risco Continuo, Software Livre no Sapo e Valor das Ideias. Acredito que será um evento interessante.
.
Declaração de interesses: Uma vez que sou militante do Bloco, procurarei ser discreto. Espero que os opositores e os não-alinhados façam bem o seu papel. Como é sabido, o sucesso destas iniciativas depende sobretudo deles.

A renovação "a la Manela"

Como muito bem nos recordou o Hal_2009 (via twitter), também é curioso verificar que a imposição de António Preto e Helena Lopes da Costa aconteceu no mesmo dia em que se noticiou que Ferreira Leite queria uma "renovação profunda" das listas do partido. E que renovação, Manuela, e que renovação… Uma renovação “a la Manela”, portanto.
(Imagem: Sérgio Menezes)

Ó Manuela… Não havia necessidade

A questão da legitimidade dos candidatos arguidos ressurgiu nos últimos dias. Ontem atingiu o seu esplendor com a condenação de Isaltino. Questionada sobre esta temática, Ferreira Leite considerou que o seu partido era a favor de todo o tipo de iniciativas que impliquem “maior transparência na vida política”, mas sublinhou que o presente período pré-eleitoral não era adequado para este tipo de discussão. Um argumento arriscado, mas razoável..

O que não é razoável (e não fica nada bem na fotografia) é que Manuela tenha nesse mesmo dia imposto dois candidatos constituídos arguidos à distrital de Lisboa. António Preto e Helena Lopes da Costa foram impostos pela líder numa reunião que, por isso mesmo, acabou por azedar bastante. Ó Manuela… Não havia necessidade. Shame on you.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sobre a condenação de Isaltino


1) Estou surpreendido com a condenação a 7 anos de prisão efectiva. Deveras surpreendido. Achava que das duas uma: ou nada se conseguiria provar ou, a existir, a pena seria suspensa;

2) Pelo simbolismo que reveste, a condenação de um autarca como Isaltino pode ser um passo importante para a Justiça Portuguesa. E um passo importante no combate ao sentimento de impunidade que atravessa a opinião pública.
.
3) Atenção que a condenação já foi suspensa porque a defesa de Isaltino interpôs imediatamente recurso. Aqueles recursos que, como todo o português sabe, acabam por livrar muita gente... Temo que o caso ainda esteja longe de ter chegado ao fim..
.
4) Enquanto o recurso estiver a ser tratado, Isaltino vai continuar com a sua recandidatura. Que impacto terá esta condenação no seu fiel (e estranho) eleitorado?
(Imagem: Isaltino.net)

O Supremo Paradoxo

Diz o Público que Ferreira Leite pretende uma profunda renovação nas listas do PSD. Curioso, não é? Estou a imaginar a cara dos excluídos ao ouvirem da sua jovial líder o argumento da renovação…

E assim se afunda a revolução


Por supostas caducidades nas licenças, 32 rádios e 2 estações de televisão foram encerradas na Venezuela. Mais um passo para o afundar da revolução venezuelana… Alguém explique, por favor, ao senhor Chávez que a mudança só pode ser feita com democracia. Nunca contra ela.
(Imagem: Vivir Latino)

domingo, 2 de agosto de 2009

Então, Juan Carlos???

O monarca espanhol esteve na Madeira e acabou por não dirigir a sua frase mais célebre a Alberto João Jardim. Nada poderia ter sido mais adequado. Estou desiludido... Espero que ao menos tenha deixado a dica ao nosso PR.
(Imagem: Meefedia)

MUDE – Museu do Design e da Moda

Hoje finalmente visitei o MUDE - Museu do Design e da Moda (Lisboa). Vale a pena. A exposição permanente é interessante. A exposição Ombro a Ombro – Retratos Políticos é gira (para quem gosta destas coisas, claro).

Não achei o MUDE fabulástico. Vê-se que ainda está a começar. Mas não tenhamos dúvidas que a sua localização ultra-privilegiada (Rua Augusta) e a sua área temática rapidamente poderão fazer dele um dos principais museus da cidade.