domingo, 20 de julho de 2008

As Jotas e a Idade dos seus Líderes

Durante este fim-de-semana, ocorreu o Congresso da JS e a comemoração do aniversário da JSD. Embora não seja uma questão determinante, fico sempre impressionado com a idade dos líderes das respectivas organizações. Considerá-los jovens é uma tarefa cada vez mais complicada.
.
Segundo consegui apurar online, o actual líder da JSD – Pedro Rodrigues – possui 28 anos. Por seu turno, o novo líder da JS – Duarte Cordeiro – possui 29 anos.

Nos nossos dias, a condição de juventude em termos sociológicos é cada vez menos associada à idade. Factores como a emancipação financeira, a saída da casa do agregado parental ou a união institucionalizada com outra pessoa são factores mais determinantes do que a idade para traçar a barreira entre o jovem e o adulto

Posto isto, não sabendo (nem querendo saber) se os actuais líderes das juventudes partidárias se inserem ou não na categoria de jovens acima descrita, parece-me que a idade com que assumem este tipo de cargos de juventude salta cada vez mais à vista. É verdade que não é necessário ser-se jovem para se defender causas da juventude. Mas também é verdade que a principal razão da sua existência é o facto de serem organizações compostas e lideradas por jovens… Ou não?

6 comentários:

jrd disse...

Ora,ora!
Sao jovens em estágio para a gravata e à espera do passaporte para Estrasburgo.

Anónimo disse...

não concordo JRV! Ate aos 35 somos jovens...e mais nao digo

João Ricardo Vasconcelos disse...

Anónimo, o que é que um "jovem" de 35 anos tem a ver com um jovem de 15 anos, por exemplo?

Um jovem de 35 anos precisa de um organização de juventude para o representar? Porque não as estruturas normais dos partidos?

Tiago Moreira Ramalho disse...

JRV, a verdade é que nas Jotas só se pode votar a partir dos 18, razão pela qual é muitas vezes por essa idade que se entra, depois chegar lá acima demora o seu tempo, há muita bota pa engraxar pelo caminho, não me parece que 10 anos entre a possibilidade de votar e começar a liderar seja assim tanto tempo...

Pedrinho disse...

Bom dia,

Tenho 25 anos tou na JS a 7 anos, e ja fui lider da JS de Viseu com apenas 20 anos...

que tal??

As juventudes partidarias são necessarias ao bom funcionamento da demoracia em Portugal.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Esculca house, não coloco em causa a importância das juventudes partidárias. Nem pretendo fazer da questão da idade uma bandeira. É uma questão relativamente lateral, bem sei.

De qualquer modo, questiono se a idade avançada dos seus líderes nacionais não acaba por contradizer a própria essencia das jotas: organizações de juventude e para a juventude.