segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cuidado com as reflexões

Passou-se já um mês e meio desde as últimas eleições e um mês e meio desde que a saída de Ferreira leite foi dada como certa. E, se o calendário for cumprido à risca, faltam ainda 5 meses para as directas no partido. Quem será o próximo líder do partido?

Por um lado até pode ser positivo este interregno temporal para que o partido possa reflectir sem grandes pressas. É certo que o PSD está decapitado. Mas num momento em que o PS ainda beneficia de um ligeiro estado de graça, tal pode não ser tão mau quanto isso. Preserva, desde modo, uma liderança futura, ao mesmo tempo que a actual liderança se sente solta o suficiente para levar a cabo golpes baixos sem remorsos.

O problema é que, se seis meses de pura reflexão já é muito tempo para qualquer força política, para um PSD que está sempre em convulsão quando não está no poder, seis meses são uma autêntica eternidade. A reflexão dá lugar ao nervosismo e à batatada, o que acaba por piorar seriamente a imagem do partido perante o eleitorado. Esperar mais cinco meses para escolher um novo líder será muito contraproducente para os sociais-democratas, penso eu de que…

1 comentário:

João Santana Pinto disse...

Não sei se é o PS que está em estado de graça ou se o PSD tem estado em estado de desgraça nos últimos anos, sem um líder forte, linhas coerentes e solidariedade e espírito comum. Enquanto existir corridas separadas para a liderança a imagem será sempre deficitária quando comparada com o Partido no Governo.