segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Henrique Raposo e os Enfermeiros

As crónicas do Henrique sempre foram provocatórias q.b., disparando com uma arrogância intelectual de direita moderna em todas as direcções. Tal não é mau por si só. É uma questão de estilo. Mas a crónica que foi escrita sobre os enfermeiros foi de um mau gosto tremendo. Não só por lançar acusações lamentáveis a toda uma classe, mas sobretudo por o fazer do alto de um pelouro de académico e cronista que parece estar acima do mundo real.

A tal ignorância que por exemplo considera uma greve de 4 dias como uma antecipação das férias da Páscoa. Ora o académico e cronista parece esquecer-se que 4 dias de greve são 4 dias sem vencimento, o que para quem tem responsabilidades de vida real (filhos, contas para pagar, essas coisas mundanas…), não é algo que se assuma de ânimo leve. Enfim, é o tal mundo real que por vezes parece escapar ao jovem académico e cronista.

Costumo ler as crónicas diárias de Henrique Raposo no Expresso Online por normalmente demonstrarem uma inteligência provocatória que nos consegue espicaçar, regra geral através da discordância completa. Mas esta crónica dos enfermeiros foi excessiva, não me lembrando de outra forma de expressar um conselho ao Henrique que não esta com traços salazarentos: um pouco mais de “respeitinho” pelos srs. enfermeiros, sff.

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente... grande comentário...