terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Desejos de Natal


O Natal e a época que rodeia as festas de final de ano são tipicamente tempos reflexivos sobre o que somos e o que queremos ser. E para lá dos sentimentos de culpa ou dos otimismos excessivos em que muitas vezes nos “auto-embrulhamos”, estas festas são momentos importantes de reflexão e reforço da vontade de mudança e a vontade de fazer diferente sobre tudo aquilo que nos rodeia. Sendo a política um espaço de intervenção sobre o bem comum, sobre a coisa pública, também a política devia aproveitar este momento reflexivo. Porque não? Refiro-me à política entendida como um debate de ideias democrático sobre quais as melhores soluções para o país, para a região, para o concelho. No fundo, o que poderíamos fazer para que esta mal-amada política melhorasse e fosse um bocadinho mais respeitada pelos cidadãos? Porque este é um tempo de valores, centremo-nos neste tipo de dimensões.

Destacaria, em primeiro lugar, o valor da Clareza. Como é sabido, a política faz-se de escolhas, de caminhos diferentes, de soluções alternativas. Mais do que a busca permanente de consensos, muitas vezes altamente contraditórios, a atividade política deve assentar em conjuntos de ideias sólidas que suportem uma visão do mundo. É por isso que é necessária maior clareza na defesa das ideias e das políticas que nelas assentam. Trocado por miúdos, não podemos defender algo e o seu contrário ao mesmo tempo. Não podemos ser liberais e sociais-democratas ao mesmo tempo. Não podemos defender o Estado Social ao mesmo tempo que privatizamos os seus mais diversos setores. Não podemos defender o Estado Social, ao mesmo tempo que diminuímos e limitamos cada vez mais os mais diversos direitos sociais. Precisamos, por isso, de clareza política. Precisamos de posicionamentos claros, e não de posicionamentos de quem está “em cima do muro”. Alguns estudos académicos já demonstraram empiricamente que os dois maiores partidos portugueses estão excessivamente alinhados no centro político, distinguindo-se muito pouco no que defendem e no que aplicam. Esta falta de distinção é responsável pelo conhecido sentimento de “são todos iguais” e origina uma espécie de despolitização da atividade política, deixando-a entregue aos jogos partidários. A clareza é, por isso, um dos valores que gostaria que se reforçasse no futuro no panorama político português.

Destacaria, em segundo lugar, a Coerência. Sendo a mudança de ideias normal, o debate político é no entanto demasiado sério para assistir a permanentes flutuações de posicionamentos. Sobretudo quando estas flutuações são tipicamente motivadas por jogos políticos puros, apostados na falta de memória do eleitorado, e não por quaisquer mudanças de ideias. Não podemos ontem defender a vinda da troika e hoje dizer que as suas políticas são um desastre. Não podemos ontem defender a austeridade e hoje dizer que a verdadeira aposta tem de ser feita no crescimento. Precisamos por isso de Coerência como valor central à democracia.

Por último, apesar de aparentemente redundante, sublinharia a importância da Seriedade. Seriedade na prossecução dos objetivos públicos, colocando-os sempre acima dos interesses partidários e, sobretudo, acima dos interesses pessoais. Apesar de estar totalmente enlameada, a política mais não devia ser do que a dedicação à causa pública. muitas vezes, em prejuízo dos interesses pessoais, dos interesses dos grupos a que se pertence. Esta dedicação ao comum, ao público, ao que é de todos os nós, que se quer combativa, que se quer com ideias diferentes e caminhos distintos, tem de ser levada a cabo com seriedade, com dignidade, por mulheres e homens sérios. 

Boas festas e um excelente 2014!

Artigo hoje publicado no Açoriano Oriental

Sem comentários: