quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Isto sim merece ser notícia


O valor recorde da abstenção nestas presidenciais tem sido bastante discutido. E ainda bem. Olhando para o gráfico abaixo, verifica-se facilmente que o valor tem vindo a subir gradualmente nas eleições presidenciais, manifestando-se sobretudo quando está em causa um reeleição.

Mas mais do que a abstenção, o que foi de facto impressionante nestas eleições foi a subida vertiginosa dos votos em branco e dos nulos. Ver tabela abaixo. Relativamente aos brancos, o valor foi mais do dobro do que que alguma vez tinha sido verificado.

Aliás, os números absolutos falam por si. Existiram mais de 190 000 portugueses que foram às urnas para votar em branco. Uma vaga de protesto até hoje sem paralelo, pelo menos no que a eleições presidenciais diz respeito
.
PS: Obrigado Patrícia por me teres chamado a atenção para esta questão.

5 comentários:

Micael Sousa disse...

Protesto sim, isso é óbvio. Mas protestar em branco é protestar sem ideias ou saber contrapor com aquilo que desagrada. Tal como sugere aqui o título do blogue, o voto em branco é apenas mais um protesto de sofá. Temos uma democracia de mais de 35 anos, mas que ainda vive em casa dos pais, e reclama sem se querer fazer à vida!

Tibério Dinis disse...

Excelente post. Análise pura e dura. Assim, que tiver tempo também tenho agendado um post sobre o assunto.

Excelente trabalho!

Diogo disse...

Concordo consigo em relação aos votos brancos. Mas uma grande percentagem da abstenção também significa votos em branco.

Maquiavel disse...

Diogo, para que fique bem claro, pela enésima vez: o voto em branco é voto de protesto, a abstençäo é NADA!

NADA!

E MAINADA!

Näo, Micael, votar branco (ou até nulo) näo é protesto de sofá. É cumprir o dever cívico.

O problema é que meteram lá uma alínea no art.o 10 que tira os brancos no apuramento das %agens finais, o que faz com que valha tanto votar em branco (protestar) como abster-se (ser caläo e desinteressado). Se a %agem dos brancos e nulos contasse para resultado finais, como deveria, o sr. Cavaco teria só 49,7% tanto em 2006 como em 2011, o que significaria 2.as voltas, ou até novas eleiçöes, se na 2.a volta os brancos fossem mais que 50%.
Näo sabiam? Aprendam: se a %agem de brancos for superior a 50% as eleiçöes teräo de ser repetidas, com novos candidatos. Está na lei.

A maringäncia foi cozinhada em 1985, aprovada por PS+PSD (para variar), para evitar situaçöes precisamente como estes anos, em que o protesto acarretaria MESMO consequências políticas.

F. Penim Redondo disse...

Há quem estime o número de mortos e emigrantes presentes nos cadernos eleitorais em mais de um milhão.
Embora a abstenção seja um problema grave é impossível fazer uma análise séria, e extrair conclusões, enquanto o número de inscritos não for corrigido.