quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aparatos à Portuguesa

Não desvalorizando a enorme multidão (80 mil?) que ontem se deslocou ao Terreiro do Paço, foi extremamente excessivo o aparato de segurança em torno da visita papal. Artérias centrais de Lisboa cortadas, linhas de metro interrompidas, polícia de 10 em 10 metros nos trajectos, piquetes com dezenas de motos e carros das forças de segurança a acompanhar as deslocações do papa, helicóptero da força aérea em cima do acontecimento. Um aparato de segurança nunca visto numa cidade que recebeu há bem pouco tempo dezenas de chefes de Estado e de governo na assinatura do Tratado de Lisboa e na Cimeira Europa-África.

Percebo que quem organiza estas recepções se entusiasme e queira mostrar que, quando fazemos algo, fazemos bem. No fundo, a nossa famosa síndrome do somos muita bons. Mas foram grandes os constrangimentos provocados por tão grande operação de segurança. Aliás, retirando a passagem pela Baixa e a missa do Terreiro do Paço, os percursos do papa fizeram-se com poucos espectadores, num cenário não raras vezes deserto.

Tais constrangimentos despropositados fomentam inclusive sentimentos pouco hospitaleiros para com o papa. E se tivermos em conta os avultados custos destas operações num dia em que se tornou quase certo o aumento do IVA e o imposto extraordinário sobre o 13º mês, ficámos com boas pistas para encontrar parte do desperdício público de que tanto se fala.
(Imagem: Presidência da República)

2 comentários:

Anónimo disse...

Em 23 de Maio de 2009, a CDU organizou a Marcha "Confiança Protesto e Luta" que juntou em Lisboa 85.000 pessoas. Diria, que também se juntaram por uma questão de fé e sobretudo uma crença: Que só a luta unida e organizada de quem trabalha pode derrotar a ganância e o obscurantismo.

A campanha mediática está a ser bem rentável (sempre a mas$$a), logo encharque-se a maralha.

A operação Papa, além de mais uma fraude e de despesismo, é um desvio, pelos caminhos da alienação e deslumbramento por falsos poderes em decomposição, quando caem sobre todos nós graves ameaças.

CD

C.Jordão disse...

muito hoje quer a morte de nós papa achu muito bom a pilicia nas ruas