segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Portugal Católico

A visita do Papa está a ser preparada com um aparato nunca visto, justificando-se tudo pelo facto de sermos um país profundamente católico. Sendo naturalmente parcial a minha visão, pergunto-me se o país será assim tão católico quando é proclamado ou mesmo assumido. A Igreja proclama a dimensão do catolicismo com base no número de baptizados no país. Faz o que qualquer organização faria, procurando maximizar a dimensão do seu grupo de fiéis. Mas é uma proclamação a milhas da realidade.

Não negando as limitações de tal conceito, pergunto aos que por aqui passam quantas pessoas do seu círculo são efectivamente católicos praticantes (ir à missa com regularidade, p/ex). Um estudo de 2001 da própria Igreja (citado na Wikipédia) fala em 2 milhões de portugueses que vão à missa. Se tivermos em conta que se trata de um estudo da Igreja de 2001, percebemos que o tal Portugal Católico é grande, muito grande, é um facto. Mas não tão grande quanto por vezes somos levados a pensar.

PS: Os constrangimentos da visita papal fazem-se sentir sobretudo em Lisboa, área urbana onde a hegemonia católica e religiosa é menor do que no resto do país. Escusado será sublinhar que o aparato papal está a deixar muita gente incomodada e mesmo chateada por estas bandas. Eu incluído...
(Imagem:
Borrão de Tinta)

Sem comentários: