sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Santa Pequenez

Numa altura em que foi acordado o agravamento do IVA e do IRS, a visita de Bento XVI conseguiu reter todas as atenções possíveis da opinião pública. Do microfone forrado a ouro, ao helicóptero da Força Aérea que foi remodelado para receber sua santidade, passando pelos recém-casados que resolveram passar pela Nunciatura e pela entrega da camisola do Benfica ao sumo pontífice, tudo foi alvo de notícia em horário nobre, contribuindo-se, assim, para uma sempre conveniente anestesia colectiva.

Focando-nos apenas no caso de Lisboa, um aparato de segurança (mas também cerimonial) impressionante rodeou toda a visita. Artérias centrais da cidade foram cortadas ao trânsito, linhas de metro interrompidas, polícia de 10 em 10 metros nos trajectos, piquetes com dezenas de motos e carros das forças de segurança a acompanhar as deslocações do papa, helicóptero da Força Aérea em cima do acontecimento. Uma operação de segurança nunca vista numa capital que curiosamente recebeu há bem pouco tempo atrás dezenas de chefes de Estado e de governo aquando da assinatura do Tratado de Lisboa e na Cimeira Europa-África. Esta nossa mania de fazer tudo à grande leva a estes conhecidos exageros. Um aparato que, pelo menos no caso de Lisboa, revelou-se não raras vezes totalmente despropositado tendo em conta o modesto número de fiéis que acompanhou grande parte dos trajectos do papa dentro da cidade..

Mas, para lá das razões de segurança, procurou-se justificar todo o aparato cerimonial com o argumento de sermos um país maioritariamente católico. Das recepções oficiais aos cortes de trânsito e escoltas policiais, das paradas às tolerâncias de ponto, todas as honras concedidas na recepção ao líder da Igreja Católica tiveram como base tal premissa. Até os avultados gastos em tempo de apertar o cinto foram assim justificados. O catolicismo é, indiscutivelmente a religião maioritária e hegemónica em Portugal. Não haja dúvidas a este respeito. Mas a dimensão do que se passou e a inexistência de vontade de o disfarçar levou a que a visita de Bento XVI se assemelhasse à recepção de um líder da religião oficial do Estado, e não à recepção de um líder de uma religião maioritária.

No fundo, assistiu-se a um impressionante papismo das autoridades portuguesas. Papismo enquanto expressão de devoção ao Vaticano de um Estado que se julgava laico, mas papismo também por todo o aparato ter se calhar excedido aquilo que o próprio papa acharia razoável. Não querendo entrar numa desvalorização absoluta de toda a visita papal (até porque tal seria cair numa espécie de papismo invertido), importa, no entanto, reconhecer que assistimos a uma série de momentos que foram uma explendorosa expressão da nossa pequenez. Uma santa pequenez, neste caso... Não se pede insensibilidade das autoridades perante a dimensão do catolicismo português. Bastava um pouco de bom senso.
.
Artigo publicado hoje no Esquerda.net
(Imagem: Macroscópio)

4 comentários:

Ricardo disse...

O que me impressionou mais foi a inexistência de qualquer tipo de manifestação pública contra a visita do papa, ao contrário do que acontece em tantos outros países. Um pequeníssimo protesto com preservativos, mas mais nada.

Depois a questão da laicidade do Estado português, esta não se esgota, de longe, com a visita do chefe de Estado do Vaticano. Há muitos exemplos que estranhamente envolvem aqueles que se preparam para a guerra, o exército, e aqueles que promovem a paz, a Igreja. Na cidade universitária hoje, por exemplo, é o exército que monta as estruturas para a bênção das fitas que vai acontecer amanhã... E para motivar os rapazes, música... marchas dos anos trinta ou quarenta que só me dão arrepios... e não dos bons...

ds disse...

nós temos aquilo de que precisamos. pelos vistos a maneira portuguesa de resolver as coisas é só na última oportunidade. é assim para pagar os impostos e é assim para fazer uma manifestação ou uma revolução. é esperar para ver, como os americanos. foram precisos 8 anos de bush para ser possível eleger um democrata (e ainda por cima preto!). são aprendizagens, e nós ainda vamos demorar algum tempo a abrir os olhos.

Micael Sousa disse...

Concordo, achei estranho não ter havido qualquer manifestação de descontentamento. Ou terá havido, será que existiu e não lhe foi dada cobertura? é possível, nunca se sabe.
Com tamanha atentado ao Estado Laico que aconteceu, não me surpreendia que assim tivesse sido.
Onde estão as bandeiras negras e o preservativos que alguns movimentos prometiam?
Novamente ficamos todos no sofá...

Gracinda disse...

Infelizmente não posso e não devo opinar se foi certo ou errado a visita do Papa a Portugal. Vi pela TV aqui no Brasil e achei "maravilhosa e amocionante". Mais uma vez o meu povo mostrou sua fé com as tradições católicas.
Que Deus abençoe à todos.
Infelizmente não conheço Portugal mas, como sou filha, neta, prima, amiga e cunhada de portugueses, "AMO PORTUGAL"