segunda-feira, 3 de maio de 2010

Brincar aos Cowboys

.



Não raras vezes surge-nos uma notícia que um polícia atingiu a tiro de forma involuntária um qualquer suspeito. Veja-s o caso recente do rapper MC Snake atingido mortalmente num processo ainda por esclarecer. Como se fosse normal a polícia sacar da sua arma e desatar aos tiros quando lhe apetece, quando é sabido que tal só pode acontecer quando está em causa a vida de alguém.

Para lá do disparate que foi alguns adeptos portistas que se lembraram de apedrejar o autocarro benfiquista no final da A1 (comentários para quê?), alguém reparou que polícias à paisana que seguiam em carros imediatamente atrás responderam com tiros de shotguns para as margens da autoestrada? Vejam o vídeo acima, segundos 00:20 a 00:40. Tudo isto se passou a alta velocidade, respondendo a polícia às pedradas com desorientados disparos de canhão. Se tais disparos atingissem (certamente de forma letal) alguém, logo ouviríamos que se tratou de um acidente. Enfim, cowboyada no seu melhor.

3 comentários:

Xinando disse...

Independentemente dos clubes envolvidos, criou-se um ambiente insuportável em volta do futebol.
Quanto aos disparos, já começa a fartar ouvir críticas aos polícias que disparam (claro que podem ter reacções descontroladas e há que apurar responsabilidades e punir, se for o caso), e NUNCA ninguém reprova quem tem as atitudes que provocam essas situações. Fugas à polícia, desrespeito, tudo vale!
Viva a marginalidade, pois é defendida com garra em todo o lado. Apedrejar uma viatura é vandalismo, apedrejar uma viatura em movimento é passível de provocar acidentes eventualmente mortais. Também há risco de homicídio e depois é involuntário? Defendam os vândalos e criminosos e depois queixem-se quando estiverem no papel de vítimas e a lei não permitir a polícia agir ou intervir...

Nuno M> disse...

Acho que ouvi que eram disparos de balas de borracha...

João Ricardo Vasconcelos disse...

Xinando: Era o que faltava eu não condenar a atitude de quem vai atirar pedras para um autocarro. Julgo aliás, que nem vale a pena tecer muitas linhas a este respeito pois parece-me evidente. Mas também acho que têm sido demasiados os episódios em que a polícia dispara sem justificação. Ou você acha que os disparos como aparecem neste video têm algum objectivo específico?

Nuno M. Pois, espero que sejam balas de borracha. Mas borracha mesmo e não daquelas balas de borracha que depois não eram borracha coisa nenhuma.