segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Então e a hegemonia cultural, hein?




A propósito do 10 aniversário do 11 de Setembro, diversas análises surgiram sobre a perda de influência americana nesta última década. Das mal sucedidas intervenções no Iraque à grave crise económica para onde arrastaram meio mundo, muitos consideram que esta foi a década em que América perdeu a hegemonia para os outros gigantes que estão a surgir: sobretudo China, mas também India ou mesmo Brasil. Tal perda de hegemonia reflecte-se sobretudo em termos económicos.

No entanto, tais visões parecem não estar a levar em linha de conta que a hegemonia nos dias que correm assenta também a nível cultural, exportando modelos de vida, valores, visões sobre o mundo, definindo padrões de consumo, etc. Neste sentido, arriscaria que dizer que se calhar nunca como hoje a hegemonia americana se fez sentir com tanta intensidade. Do jovem de Buenos Aires ao quadro médio chinês, os niveis de exposição à cultura americana são hoje avassaladores. Da televisão à Internet, os meios globais hoje disponíveis levam naturalmente a tal efeito. Desengane-se portanto quem acha que os "states" estão arrumados.

1 comentário:

Man On The Moon disse...

Antes de mais importa referir que apreciei imenso conhecer este blog e explorar algum do seu conteúdo! E sugiro o meu, Man On The Moon, onde diariamente é vestido o escafandro para apresentar novidades do universo musical indie e alternativo.

http://stipe07.blogs.sapo.pt

http://www.facebook.com/pages/Man-On-The-Moon/273691445979141

Agradeço a visita e possível divulgação e espero que aprecie a sugestão! Obrigado...