quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Creches, Infantários e Apoio à Natalidade

O debate quinzenal serviu mais uma vez para o Executivo mostrar a sua face social. A construção de mais 75 creches (3.850 lugares) e de 760 novas salas (20 mil crianças) na rede pré-escolar, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, é uma boa medida. Se chega por si só, esta já é naturalmente outra discussão.

Lisboa e Porto já tinham sido apontados como locais onde se notava um maior défice da rede de creches e pré-escolar. A medida é portanto muito bem vinda. Mas claro que o debate não se fica por aí. Como criticou ontem a oposição e hoje reforça José Manuel Fernandes, as medidas avulsas anunciadas nos últimos tempos são certamente insuficientes para travar um dos problemas demográficos mais estruturais das sociedades desenvolvidas contemporâneas.

De qualquer modo, o investimento ontem apresentado vai no sentido certo. Os encargos para as famílias decorrentes de uma insuficiente rede pré-escolar são possivelmente o factor que maior peso assume na decisão de se ter ou não um filho. Sócrates finalmente parece disposto a mostrar a sua face social. Escusado será dizer porquê…

2 comentários:

Anónimo disse...

Aproximam-se as eleições.

samuel disse...

Diria antes "a mostrar uma face social". Penso que não é a sua... antes uma máscara mais, que irá atando à cara, de tempos a tempos até sacar os votos aos mesmos.