segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sobre as Manifestações mais ou menos Espontâneas

Um comentário num post abaixo leva-me a retomar a questão das manifestações mais ou menos espontâneas que têm sucedido nos domínios da Educação.

Sem dúvida que as manifestações organizadas pelos sindicados são o meio mais indicado de contestação às políticas governamentais em causa. Mas não me parece que as manifestações mais ou menos espontâneas possam ser desvalorizadas. Antes pelo contrário.

Vital Moreira ironiza sobre o facto de as referidas manifestações poderem ter sido convocadas por dirigentes sindicais. Como é óbvio, dificilmente todos os manifestantes são professores anónimos, não sindicalizados, não-militantes, que um dia sentiram-se indignados e resolveram aderir a uma manifestação. Estranho seria se assim fosse…

De qualquer modo, quando um simples SMS consegue facilmente trazer dezenas, centenas ou milhares de professores para a rua, julgo que tal constitui um sinal de que um clima de ruptura está instalado. Sendo dirigentes sindicais ou não, militantes ou não, parece-me que dificilmente as ironias conseguem contrariar o evidente mal-estar instalado.

Sem comentários: