terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Saída de Fidel Castro: Democracia à Vista?

Quase 50 anos depois, o carismático e polémico líder cubana abandona a presidência do seu país. Sobre o futuro do regime cubano, só os próximos tempos o dirão.

Bush apressou-se naturalmente a desejar uma transição para a democracia em Cuba. E, paradoxalmente ou não, expressou o desejo genérico da maioria da comunidade internacional. Mas será objectivo esperar-se a referida mudança devido a uma “simples” mudança de líder?

Em política, o simbólico assume um peso muito significativo. E, neste contexto, a saída de Fidel provocará naturalmente uma mudança. Castro era o rosto do regime cubano. O regime assentava no seu poder, na sua legitimidade, no seu reconhecimento popular. Neste sentido, a sua substituição impulsionará certamente a mudança.

Se tal mudança caminhará a curto ou médio prazo para a democracia, tal já é uma questão completamente diferente. São muitos os factores que o poderão influenciar: desde o panorama internacional à concordância popular, desde as motivações das elites cubanas (políticas, económicas, culturais, etc) aos interesses das forças armadas. Os próximos tempos darão certamente algumas pistas neste sentido. Mas estranho será se o regime cubano se desmoronar de um dia para outro…

Sem comentários: