terça-feira, 24 de março de 2009

Novo blog de Henrique Raposo e Rui Ramos


Henrique Raposo e Rui Ramos estrearam hoje o seu novo blog Clube das Repúblicas Mortas. Valerá certamente a pena ir visitando. No meu caso, tendo em conta o tipo de crónicas que Henrique Raposo nos habituou no Expresso, fá-lo-ei por uma espécie de masoquismo político.

27 comentários:

aviador disse...

Masoquismo politico é muito pouco!

Anónimo disse...

Deixo uma mensagem de indignação ao "escrivão" Henrique Raposo. Continue a escrever merda nos jornais!
Caso não saiba são os simples enfermeiros portugueses que para além de limparem a fezes dos outros contribuem para que quando o Srº entrar em PCR possa ser salvo! Caso não saiba, os enfermeiros portugueses ao longo do seu exercicio profissional fazem muito mais do que limpar velhotes como lhe chama. Deixe só lembrar que para lá caminha, e que pelo andar da carruagem, deixe passar a expressão, corre sérios risco de vir a padecer de uma doença, não fosse português e não estivessem as doenças cardiovasculares a aumentarem de ano para ano. Para já não falar no conteudo delirante das suas afirmações acerca dos enfermeiros que fazem prever uma psicose prévia.
É triste saber que existem portugueses como o senhor, pelo comentário do jornal expresso posso concluir que nunca padeceu, nunca dependeu da enfermagem ou então gostava de ser enfermeiro mas não conseguiu entrar no curso e teve que seguir outro rumo profissional, com respeito por todos os outros profissionais da sua área. Mas certamente eles compreenderam, afinal dentro de tantos bons há sempre uma ovelha ranhosa!
Se necessitar de esclarecimentos acerca da enfermagem portuguesa visite o site da ORDEM DOS ENFERMEIROS ou entre em contacto com os sindicatos!
Já agora desejo-lhe as melhoras rápidas e não se esqueça de tomar o antipsicótico, caso contrário só escreverá comentários infelizes no expresso! Se calhar obrigaram-no, coitadinho!!!!!

Anónimo disse...

Caro Henrique Raposo, pela qualidade dos teus comentários acerca dos enfermeiros deduzo que és um daquelas pessoas frustradas que queriam ser enfermeiro mas na conseguiste entrar em enfermagem, Agora serve de consolo e o teu QI só deu para escrever mal acerca desta profissão tão digna como qualquer outra. Isso ou um enfermeiro deu-te tampa. A verdade é certa... os anti-psicóticos que andas a tomar não estão a fazer o efeito adequado.
Deves ter as costas quentes lá no jornal, ne??, é isso? gostas de criar polémica. Porque falas assim de outros assuntos polémicos, como por exemplo o PEC proposto pelo governo, ou pões em causa as funções do Sr. Presidente da Republica??. Tem medo de falar deles, porque nesse caso era logo despedido... no fundo tenho até pena de ti. A frustração é tão grande que andas desesperado pela vida.

Anónimo disse...

"Quarta-feira, Março 31
Causas, conheço-as justas e não.
Não poderia ficar indiferente aos comentários que li neste blog referentes à greve dos enfermeiros. Muito menos à colagem que se tenta fazer ao movimento corporativo recente dos professores.
A causa fundamental desta greve é justa, por demasiadas razões:
1. Há mais de uma década que os enfermeiros têm uma formação académica baseada na licenciatura, sendo que a TRU define como base de vencimento cerca de 1200 euros aos funcionários titulares desta formação, dentro da AP.
2. Os enfermeiros, muito por culpa do que creio ser um erro histórico da sua representação sindical, nunca acederam a esta premissa. Ao contrário, por ex., dos professores, automaticamente promovidos à medida que faziam o complemento de licenciatura ou se licenciavam.
3. O papel dos enfermeiros, quer na prestação de cuidados, quer na organização de serviços é absolutamente estrutural num SNS público que se queira eficiente. Muitos destes atritos surgem por muitos médicos não o saberem reconhecer e não conseguirem perceber algo muito simples: se o cérebro pode ser considerado funcionalmente um órgão mais nobre que o fígado, um determinado hepatócito pode ser muito mais importante no funcionamento orgânico que um determinado neurónio.
4. Os papéis funcionais dos diversos intervenientes no SNS estão em constante mutação. Os médicos de hoje não actuam nem se comportam como há 50 anos, tal como os enfermeiros. Seria tempo, creio mesmo, destes últimos assumirem um papel muito mais relevante nos CSP, assumindo o cerne da Medicina Preventiva, permitindo uma organização mais eficiente dos CS, com os médicos actuando em Prevenção secundária, terciária ou Medicina Terapêutica.
5. É tempo de desmistificar o preconceito moral, mais que deontológico ou ético, das greves dos profissionais de saúde. É perfeitamente natural que estes a ela recorram para que acedam a melhores condições remuneratórias, estruturais ou organizativas. Obviamente que há sempre repercussão na população doente. Se esta não existisse a greve não faria sentido. É tempo de terminar este imperativo moral, a meu ver verdadeiramente intolerável e profundamente discriminatório em relação a outros profissionais da AP.
6. Os enfermeiros têm, ainda assim, de prestar cuidados mínimos (um resquício, mas claramente mais consensual, do imperativo descrito). Se assim não fosse bastaria 1 dia de greve para as exigências serem acomodadas. Além disso, pelo facto dos enfermeiros fazerem greve, os Hospitais não fecham. Os médicos, porteiros, auxiliares, cozinheiros, continuam a laborar, mais ou menos de forma condicionada, mas continuam. Se assim não fosse, bastaria 1 dia de greve. Estas são mais 2 diferenças em relação à classe docente (não tem serviços mínimos e as escolas fecham quando fazem greve).
7. Os condicionalismos referidos deveriam levar a uma interpretação cautelosa de um descontentamento tão significativo. A obrigatoriedade de prestar cuidados mínimos é a prova de que o seu labor é essencial. E como tal deveria ser reconhecido e, se descriminado, devê-lo-ia ser de forma positiva".(continua...)
AM
posted by xavier at 10:37 PM 0 comments
FONTE: http://saudesa.blogspot.com/
----------------------------------JDSFB@2010

Unknown disse...

Ó sr Henrique Raposo, jornalista(?) mestrado(?) infelizmente esses titulos não lhe conferiram nenhum grau de inteligência.
O artigo(?) acerca dos enfermeiros é completamente ignorante, desviado da realidade e pautado de uma frutração brutal, provavelmente o sr jornalista gostaria de ser director do jornal um vez que esse é muito mais importante (seguindo a linha de pensamento do sr henrique).
Tenha vergonha e escreva algo de interesse, o que tambêm é dificil na escumalha que são os jornalistas actuais.
No entanto se o seu intuito era obter comentários no seu blog e/ou no expresso, parabens o sr jornalista frustrado e ignorante conseguiu. Viva a popularidade.

Pedro disse...

Só me apetece dizer uma coisa sobre a tua escrita dos enfermeiros, sim porque não passa de escrita, jornalismos népia.
Mas também, de que viveu uns tempos em casa da namorada e colegas desta á borlix, tomava banho primeiro e gastava a água quente toda, e continua... não podemos esperar nada mais do que este amadorismo rasca. Ao que chegou o Expresso...

João disse...

Ora boas, hoje estava aqui no meu e-mail, quando verifiquei que tenho um convite para adesão ao grupo no facebook.

Um artigo que o senhor Henrique Raposo escreveu acerca dos enfermeiros, e eu, que como estudante de tal, nem sequer sabia de sua existencia.

Foi ler o tal artigo, e deparei-me com gargalhadas da minha pessoa.

Não, não foi um artigo com piadas, nem com anedotas, mas sim, darem a oportunidade a uma pessoa de escrever tal artigo, e muito pior, este ser aceite.

Como tal, e admitindo o meu desconhecimento acerca deste senhor, comecei a "googlar".

Acabei por ler uma série de artigos, e comecei a ver que realmente muitos dos comentários que lhe fazem são verdadeiros.

Eu tenho a minha opinião, e como jovem de 20 anos, devo de dizer, que realmente quando não se sabe, não se fala.

É uma vergonha, alguem com estes artigos, ou devido a criação de criticas por vezes erradas, e com um perfil de ignorante aprovado, estar a ser sequer reconhecido pelas pessoas.

Como tal, e comentando o artigo dos enfermeiros, cá te espero.
Na altura, eu, e os meus colegas, contigo falaremos.

Mas não te preocupes, nada trataremos mal, até porque nós, temos um código de etica, civismo, e responsabilidade moral e profissional, onde além do respeito, temos de nos sujeitar a certo tipo de "cenas" que por mais erradas que estejam, "engoli-mos".

Mas como democracia que somos, voce é livre de dizer o que quizer, desde que não venha para aqui mandar postas de pescada estragadas, sem qualquer sentido, e completamente difamatórias.

Acho que era muito bem aplicado, um processo de tal em cima.


Os meus sinceros cumprimentos, e a partir de hoje, pode ter a certeza que estarei mais atento ao senhor, para me rir de umas piadas.

Anónimo disse...

Penso que seria de bom grado, começar a aceitar comentarios no blog.

Mas é mais um caso, da famosa frase "falam, falam, mas não dizem nada."

Neste caso, nem aceitar uma critica aceitam.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Oh Henrique, estás bem lixadinho entre os enfermeiros... pior é que da saúde todos nós precisamos!! Até nós, os enfermeiros, um dia somos utentes. E tu não és especial!
Às tantas era melhor começares a pensar em não mostrares tanto o teu focinho na net! A gente não esquece!! ;)

Anónimo disse...

Sem comentários para a sua ignorância e total desconhecimento da realidade da sáude em portugal!!
Só uma pessoa muito pobre de espírito escreve artigos daqueles sobre os enfermeiros. Lamentável ainda que alguém o deixe publicar tais barbaridades.
Enfim...quando precisar de algum enfermeiro, seja para que situação for, cá estaremos para lhe demostrar o quanto anda enganado.

David F disse...

Meu caro ignorante Henrique Raposo.
Deixo aqui o meu mais sério lamento da porcaria de jornalismo ignorante que o sr. (com letra pequena)porque homens com H grande há poucos e vc decerto não é um deles, e no caso do seu reles artigo em relação a Enfermeiros há também Mulheres com M grande que decerto o colocariam a um canto, pois são mais necessários há humanidade do que um jornalistazeco como vc que para mim não tem o mínimo de conhecimento de causa nem formação.
Fui utente num hospital deste País por necessidade a duas intervenções cirúrgicas,para além dos cirurgiões que me operaram,e bem, foi com agrado e prazer que fui acompanhado por essa Classe que vc agora deprecia, o que me leva a querer que não tem a minima ideia da realidade do que é a vida de Um ou Uma Enfermeira.Sabe meu caro, nas longas noites que passei internado,foram esses Enfermeiros que me deram toda a assistência, apoio e carinho, já para não falar do profissionalismo em questão de actos médicos por eles efectuados.Saiba tb que durante todas as noites que passei no hospital, não vi um único medico perto de mim, mas tb nunca vi ou ouvi qualquer tipo de descontentamento ou ressentimento de qualquer destes Competentes Profissionais em relação à classe médica.Sou portanto um testemunho da real importância desta Nobre Classe que são os Enfermeiros, a quem tanto fiquei a dever na vida.
Logo, meu caro, eles teem todo o direito de lutar pelos seus legítimos direitos, sim, porque entubar,colocar drenos,algaliar,até fazer traqueotomias e até limpar o cócó de alguns doentes (desculpe se não entende alguns termos técnicos, excepto o cócó)não é a mesma coisa que teclar no portatil e escrever meia dúzia de burrices sem ter a mínima noçaõ do que anda para aí a dizer.Há e só espero que um dia não necessite dos serviços destes tão dignos profissionais, o que é o mais certo, pois pelo andar da carruagem e com as dcvs,avcs etc etc,(as siglas são fáceis de identificar até para um leigo como eu)é muito provável que lhe caia na sopa, e então aí vai ter o maior remorso da sua vida, mas já será tarde, pois já fez merda e já não a pode limpar.Mas não tenha medo, pois essa Classe de Enfermagem que o sr(novamente com letra pequena)agora deprecia,decerto o vai tratar com toda a competência e carinho, como de um ser humano qualquer, embora vc os tenha achincalhado devido à sua total ignorância.
A todos os Enfermeiros e Enfermeiras deste País, a minha mais sincera gratidão,e não deixem de lutar por tão justa causa das vossas carreiras.
Aos jornalistas deste País,os meus sentimentos por terem na vossa classe um colega tão incuto.
Já diria o meu Paizinho, se fosses meu filho,levavas um par de estalos que esses miolos de tanto trepidar, iam ao seu lugar.
David F

Unknown disse...

Por questões profissionais, se calhar a cuidar algum familiar deste pseudo-jornalista de MERDA,so hoje li o artigo do Expresso acerca da greve dos enfermeiros... Bem sendo assim lá vai: escrever não sei mas pelo que parece não é preciso saber escrever para ser jornalista senão este idiota andava a apanhar marisco na rio formoso; quando o senhor precisar de um cuidador falamos mesmo aqui no blog...

Anónimo disse...

Porn? I have seen the blogmaster in a gay gangbang movie the other day, he was high on pills and was taking cock in every hole, that horny gayass cocksucker son of a bitch.

The author of this blog is dumbass motherfucker, he is a faggyass pillpopping maniac.

http://www.diebewertung.de

Anónimo disse...

under no circumstances the briny guaranteed to dominate you appreciate prodigious! Our all natural intermingle of herbs and aminos is Dr. formulated and proven to arise tea, redress psychotic convergence and in spite of benefit your brains!


[url=http://minichill.com]Energy Drink[/url]
[url=http://minichill.com]Energy Drinks[/url]

[url=http://minichill.com/]iChill[/url]
[url=http://minichill.com/]Relaxzen beverage[/url]
[url=http://minichill.com/]iChill Drink[/url]

[url=http://minichill.com/home/index.html]facebook[/url]
[url=https://www.getreversemortgagehelp.com/]reverse mortgage wholesale[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]best energy drink[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]rock star energy[/url]
[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/happiness/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/focus/index.html]L-Theanine[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]GABA[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]Gamma Aminobutyric Acid [/url]


melancholy Julian with Grub and Deuterium oxide you can unexploded a disinterested life. I expected unqualifiedly, it's majestic so enlargement on and ry it, do it in this assignation!
Mini Chill? contains a not undignified mingling of herbs and amino acids called Relarian?, that has been proven, in published clinical trials not purely to actually duel bother and nervousness, but to in actuality discipline your fervid and tribute to after faint! Mini Nugatory doesn?t concern drowsiness, so whether you?re in the bull's-eye of a stressful doll light of day at position or enjoying a lifetime detached with your friends, Mini Chill? is guaranteed to prepay your day.



[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]quit smoking marijuana[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]New York routes[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]Distribution business[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol problems[/url]


[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing companies[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing company[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing services[/url]

[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]relax all[/url]

[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]relax eyes[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol drink pictures[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]cannibus marijuana[/url]

Anónimo disse...

new guys! after the latest freeing [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !about peripheral exhausted the all uncharted unused [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all behindhand www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the cobweb! high-class our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and rejoicing in money.
you can also brake other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . you should also check this [url=http://www.realcazinoz.com/fr]Casino en ligne[/url], [url=http://www.realcazinoz.com/it]Casino Online[/url] and [url=http://www.realcazinoz.com/es]casino en linea[/url] games. join the the largest [url=http://www.texasholdem-online-poker.com/]online poker[/url] room. check this new [url=http://www.realcazinoz.com/paypalcasino.htm]paypal casino[/url]. [url=http://www.ttittancasino.com]Online Casino Spiele[/url] , buy [url=http://www.web-house.co.il/acai-berry.htm]acai berry[/url] . [url=http://www.avi.vg/search2.php?a=sex4sexx&ser_key=bondage+]bondage[/url] [url=http://www.thecasino.co.il/ilcasino.htm]casino[/url] . [url=http://en.gravatar.com/willinger18]online casino games[/url] , [url=http://www.web-house.co.il/buy-k2.htm]Buy k2[/url] and new [url=http://casino-online.wikispaces.com/Online+Casino+Games]online casino[/url]

Anónimo disse...

Awesome web site, I hadn't come across www.activismodesofa.net previously in my searches!
Carry on the excellent work!

Anónimo disse...

Envia para todos os teus contactos esta crónica de um tal de Henrique Raposo, que é para ver se os funcionários públicos deixam de comprar o Expresso para ver se este otário fica sem o emprego que bem merece!

Só asim se combate estes energúmenos!

Vejam bem aqui a quantidade de mensagens a repudiar esta crónica; mas isto não chega: é não comprar o jornal e pronto.

Anónimo disse...

Sr. jornalista Henrique Raposo,
Penso que foi muito infeliz ao escrever a crónica onde ataca os funcionários públicos, sem razão e sem fundamento, apenas prova como é tão pobre de espírito e mal formado em jornalismo, se é isso que o senhor de facto é.
Já se deve ter apercebido, como conseguiu indignar os funcionários públicos, provávelmente era esse o seu objectivo, assim, está deveras satisfeito, prestou um bom serviço a este país.
Fez algum estudo sobre quanto ganha e o volume e complexidade de trabalho desempenhado pelos funcionários públicos?
Eu posso dar-lhe um exemplo: um trabalhador, (é esta, agora a classificação), do estado a caminhar para quarenta anos de serviço, (39 anos e 1 mês), (incluindo 4 de tropa, com entrada directa na revolução de 25 de Abril, para entregar este país aos ladrões e aprendizes), técnico superior, licenciado em economia ganha 1.373,00 euros,(bruto), posso apresentar-lhe provas quando e onde quizer. E se tiver o Mestrado em economia, ganha exactamente o mesmo. Ao fim de trabalhar no estado 38 anos, passei a contrato e sujeito a ir para a rua (com a lei da mobilidade), sem subsídio de desemprego e com esta idade não vou conseguir outro emprego, (sem desprimor, para quem aí trabalha), nem nas obras. Quando entrei para o estado fui enganado, porque foram-me prometidas muitas coisas que este governo não cumpriu, em 1971 poderia muito fácilmente ter ido para jornalista honesto.
Muito lhe tinha a contar sobre este assunto, porque, penso que nunca é tarde para se tornar de facto jornalista e fundamentalmente controlar essa arrogante forma de escrever, sem fazer a devida investigação e que não vai ter bom fim...
P.S.:(deixe-me dizer-lhe que sou anti-socialismo e anti-socialista desde sempre)

Anónimo disse...

Sr. Henrique Raposo,
Está a circular um e-mail, por toda a Administração Pública,(A.P), dando a conhecer a sua infeliz crónica, publicada no expresso, onde ataca de forma estúpida e infundada, todos os trabalhadores da A.P.,causando, como é óbvio, uma grande indignação, porque, todos estão a trabalhar acima do correspondente ordenado que lhes pagam e ainda, constantemete humilhados pelo governo e por possoas como o senhor.
Se me permite aconselho-o a pedir desculpa aos trabalhadores da Administração Pública, que já estão suficientemente massacrados por este governo do engenheiro Sócrates. Acredite, que a maioria trabalham imenso e ganham pouco e ficam completamente revoltados ao lerem artigos como o que o senhor escreveu no expresso, ( a culpa é do Director que deixa publicar artigos sem fundamento). Se porventura existir alguma situação que se encaixe no seu artigo, não são concerteza todos os funcionários públicos, ou então, vivemos em mundos diferentes.

Anónimo disse...

Vergonhosa a sua crónica sobre a função publica
Pior que vergonhosa, é ignorante pois fala do que não sabe.
Ao contrário de muitos no sector privado, os funcionários públicos não fogem aos impostos, não têm cartões de crédito dourados, nem põem como despesas de representação os jantares e a sestadias com as amantes. se a carapuça serve...

Neves, o Inocente disse...

Uma crónica aqui, um comentário ali, um “estudo” acolá, um perito conferencia em qualquer lado e, paulatinamente, torna-se uma inevitabilidade “15 cêntimos de cada euro que v. ganha, caro leitor, são destinados aos salários da função pública “ fica-me uma interrogação -quanto pagou ele de impostos? Não sei, não posso saber, há sigilo fiscal, no entanto o meu salário é público. Está disponível na internet e em papel no Diário da República. Sobre esse salário também eu paguei os 15 cêntimos por cada euro que realmente ganhei. Sim, por cada euro que realmente ganhei pois eu não recebo envelopes no final do ano, nem tenho carro da empresa, nem telefone, nem criei uma empresa à qual pertence a minha casa e os meus carros. Não tenho nada, apenas o meu salário que é público, sem sigilo. Ainda hoje lia no jornal que os gestores da REN são obrigados a entregar declaração de rendimentos mas requereram que ela ficasse sigilosa. Porquê ? Porque é o meu ordenado público e o deles não?Ah os malditos dos funcionários públicos… E as parcerias público-privadas que sugam mais dinheiro que um tornado do Arkansas? E os Magalhães que rapidamente foram encostados? E as SCUT (lembram-se de João Cravinho, o pai delas e grande “combatente contra a corrupção” que, coitado, lá foi trabalhar para o estrangeiro para um bom tacho) criação deste partido que agora acaba com elas. E a Liscont dos contentores, e a Lusoponte de Ferreira do Amaral e agora de Jorge Coelho através da Mota Engil dona da AENOR que era presidida (se calhar ainda é) por Luís Parreirão Gonçalves, presidente também de não sei quantas SCUT, que era secretário de Estado do governo de Guterres que…criou as SCUT e concessionou várias ? E os pareceres jurídicos encomendados a sociedades de advogados e pagos a pesos de ouro? E os 30 milhões de euros pagos à GESCOM do grupo Espírito Santo por intermediação na compra dos submarinos? E..? E..? E…? E quem paga isso tudo? Os 15 cêntimos sobre todo e cada euro que eu, funcionário público de salário público não sigiloso, recebo. E agora querem que ganhe menos para terem mais dinheiro para mais pareceres, mais comissões, mais parcerias da treta. E a verdade é só uma, querem que eu passe a ganhar menos mas pagar…bom, pagar vou continuar a pagar o mesmo ou mais.Será que Henrique Raposo está disposto a mostrar em que carro anda, em que casa mora e sobre quanto pagou impostos?Eu estou, Quantos deste gurus estão ?

Resposta dada por um anónimo. Penso que é muito bem respondido e por isso lhe entrego em mão esta resposta.

Anónimo disse...

Senhor Henrique Raposo, sem me alongar muito no comentário, acho que o “senhor” deveria deslocar-se a um psicólogo a fim de tratar esses recalcamentos. “Dr. Inculto”

Anónimo disse...

ola apreciei imenso de ler o teu espaço, mas o que eu gosto mesmo é de bónus de poker sem depósito arrnajei um freebankroll para a a Titan Poker em http://www.titanpokerbonus50gratisbrm.pokersemdeposito.com/ de 50$!Muito bom mesmo!
fica bem

Anónimo disse...

Nowadays getting bad credit automobile financing isn't very difficult. However, the fact that you have bad credit history complicates the entire procedure for securing auto financing since it is suggests that you have bad loan repayment habits. Therefore, it is, very necessary that you make it your priority to make your vehicle loan application as appealing to auto lenders as you possibly can.

- Deja HANES

Anónimo disse...

Hello, dei uma espreitadela este blog e apreciei muito,penso que estás a fazer muito bem!
Parabéns com o atua página!
Ate a vista

Chicotadas disse...

http://chicotadas.blogspot.com/2011/01/tenho-honra-de-vos-apresentar-um.html

Anónimo disse...

Great writing! I want you to follow up to this topic!?!

cheap clomid