segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Desafio da Presidência Portuguesa da UE

Portugal tem na agenda a importante tarefa de levar a bom termo os consensos em torno do novo tratado. Importa, no entanto, que tal não seja feito em total prejuízo dos temas da Estratégia de Lisboa.

Pela terceira vez à frente dos destinos comunitários, Portugal recebeu da presidência alemã a importante função de concluir as negociações em torno do novo tratado comunitário. A referida tarefa não deverá ser subestimada.

No entanto, tendo em conta que Portugal foi o pai da Estratégia de Lisboa, modelo de desenvolvimento que ainda hoje orienta os objectivos comunitários, importa que a presidência portuguesa consiga contribuir para reavivar seus objectivos e metas. Portugal possui uma responsabilidade acrescida em domínios como o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento ou o Modelo Social Europeu.

Esse papel foi plenamente conseguido em 2000. No momento actual, importa que a presidência portuguesa consiga dinamizar novamente os objectivos da Europa em torno das metas de Lisboa.

1 comentário:

Heido Klumo disse...

Ouvi dizer que vêm(para cá) mais 21 mil milhões de Euros até 2012...
Será mesmo assim ou terei ouvido mal?