quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A estranha concertação social

Depois de ter feito manchete todo o dia, ficou-se sem se perceber muito bem quais são de facto as intenções do actual Executivo. Pretendeu-se tocar na necessidade de ajustamentos na lei laboral, mas sem se concretizar minimamente o que fazer. Ligar os salários à produtividade? Diminuir as indemnizações após despedimento? Ninguém percebeu muito bem...

Apenas se percebeu que se pretendem mudanças na lei laboral. No momento presente, parece ser a única ideia que se pretendia fazer passar. Estar-se-á simplesmente a picar o ponto perante as exigências externas de reforma da lei laboral? Ou, pelo contrário, a preparar a opinião pública para mais um sacrifício? Pois, não sei... Apenas sei que preferia a primeira opção.

1 comentário:

Atena disse...

O problema é eles começarem a falar disso. estão nítidamente a preparar-nos para mais uma "machadada". Não tenho a mais pequena duvida. Nem duvido que as mexidas serão em várias frentes: salário/produtividade e despedimentos sem as actuais indemnizações que a lei prevê.
Tenho para mim, que neste estado actual, até já excusam de se dar ao trabalho de nos irem preparando préviamente... o pessoal aceita tudo, não percam tempo e decretem lá isso rápido. (Agora até a comunicação social já diz que somos o país com melhores condições laborais e menos flexibilidade nas leis laborais...)! Mas o nosso país compara-se com algum outro da UE, em qualidade de vida, ou em rendimentos reais das familias? (Salvo uma ou outra excepção). Acho que até seria justo nivelar as coisas, mas tinha que ser a todos os niveis, penso eu.