quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Portugal não é a Grécia
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
O crash do Citius nunca aconteceu
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Grécia e a Mitologia de Esquina - Ricardo Paes Mamede no Prós e Contras
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Não há mudança sem riscos: sobre o acordo do Syriza com os Gregos Independentes
domingo, 25 de janeiro de 2015
Mudança, na Grécia e na Europa
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Estamos sempre a aprender com os nossos filhos...
Mesmo quando ainda têm 5 meses... A noite de ontem foi "agressiva". O Manuel (5 meses) não queria dormir. Mas entre as 4 e as 5 da manhã, ao mesmo tempo que o embalava no quarto, de um lado para o outro, tive oportunidade de ver o documentário de Robert De Niro Sr, lançado em 2014 pela HBO.
Já tinha lido que o pai do famoso ator era um conhecido artista nova iorquino. Mas confesso que não tinha noção da sua dimensão. Um dos grandes do expressionismo americano do pós-guerra. Aqui está o trailer do documentário. Poderão também saber mais sobre Robert De Niro Sr aqui e aqui.
Obrigado, Manuel. Estou sempre a aprender contigo. :)
Beck - Live at Union Chapel, 2003
O You Tube permite-nos cada vez mais a descoberta destes pequenos tesouros. Pessoalmente, sou um viciado na descoberta de bons concertos. Priceless... (literalmente)
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Mais um Degrau, mais uma Etapa
Como é evidente, ainda não será esta semana que será garantida a igualdade de adoptar aos casais homossexuais. A composição parlamentar não o permite. Mas, mesmo com o chumbo praticamente garantido das propostas hoje apresentadas pelo Bloco, pelo PS e pelos Verdes, esta é mais uma etapa, mais um degrau de uma caminhada inevitável.
As cabeças evoluem. Estão hoje mais abertas e tolerantes do que há dois ou três anos. Basta recordar que o PS está hoje do lado da barricada que, ora recusou, ora hesitou estar nos últimos anos.
As mentalidades não avançam com a velocidade que se impunha. É triste, é vergonhoso e muitos sofrem com isso. Mas vão mudando aos poucos. E a discussão de hoje na Assembleia demonstra isso mesmo.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
sábado, 17 de janeiro de 2015
Da série "Tivemos de arranjar qualquer coisa para escrever esta semana sobre o Sócrates"
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
O pós-11 de Setembro Europeu?
As operações anti-terrorristas na Bélgica mostram que a Europa está em alerta. Alguns sentir-se-ão mais seguros por ver que as forças políciais estão a atuar. Pessoalmente, não me sinto mais seguro neste clima de detenções e neutralizações abruptas de supostos jihadistas em diversos países europeus (e.g. França, Alemanha, Bélgica, etc).
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
RTP e as mudanças de 360 graus
Governo que se preze tem uma nova estratégia para a RTP. E como o presente está empenhado em tudo superar, temos agora uma segunda Administração nomeada pelo mesmo Governo. Portanto, pedem-nos que esqueçamos o (seu) erro de casting anterior pois agora é que é, agora é vai ser.
Nuno Artur Silva é um nome de peso e respeito. Resta saber se, de mudança em mudança, de nova estratégia em nova estratégia, não estamos precisamente a promover a mudança de coisa nenhuma. Não há empresa que resista a tanto trambolhão...
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Galático
Ser o melhor do mundo, pela terceira vez, no desporto mais competitivo e adorado do planeta é um feito galático. Sobretudo numa época em que o futebol passou a ser de facto global, apreciado não apenas na Europa, África e América Latina, mas também no Médio Oriente, na Ásia ou na América do Norte. Basta pensar nos milhões que em todo mundo jogam, consomem e vibram com o futebol, para se perceber que o que ontem aconteceu não foi um pormenor para o país. Ronaldo é de facto galático, conseguindo hoje projetar Portugal onde nenhum outro Português consegue.
domingo, 11 de janeiro de 2015
Os "Special Ones" do Ministério das Finanças
sábado, 10 de janeiro de 2015
Je suis Batata Doce
Merci Charlie
Avançar
Como o post anterior demonstra, estou a contribuir para um novo projeto. Surpresa para alguns, previsível para outros, encontro nesta aventura muitos com quem já trabalhei em ativismos vários, assim como muitos outros que apenas agora começo a conheçer.
Contribuir para um novo projeto político é sempre um acto bastante arriscado. Sobretudo quando andamos nestas andanças há já alguns anos. Conhecemos muitas vicissitudes, já embarcámos em muitas aventuras, já vimos muita coisa.
De qualquer modo, mesmo tendo presente os riscos elevados e as probabilidades limitadas de sucesso, decido avançar porque acho que vale a pena arriscar. Porque não suporto a ideia de ficar parado sem intervir. Porque, se quero a mudança, tenho de fazer algo por ela. Tenho de arregaçar as mangas e ajudar a construí-la. No fundo, uma abordagem que tem tanto de romântica, como de pragmática.
Não será fácil, poderá não resultar... Mas estarei lá a dar o meu contributo, a fazer o meu melhor. Com a responsabilidade de estar a construir algo novo. Onde a experiência contará tanto como a capacidade de pensar de novo, de olhar de maneira diferente, de agir de forma inovadora.
Subscrevi a convocatória para a Convenção Cidadã de 31 de Janeiro porque acredito profundamente no Estado Social, porque sei que um modelo alternativo à austeridade é possível, porque tenho a certeza que a democracia constroi-se com ambição, tentando sempre chegar onde ainda ontem parecia impossível. Subcrevi a convocatória porque a Esquerda não pode parar de procurar denominadores comuns. É tempo de avançar.