segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Não há mudança sem riscos: sobre o acordo do Syriza com os Gregos Independentes


Vale a pena ler o post do Zé Guilherme Gusmão no Ladrões de Bicicletas. Como é evidente, o acordo do Syriza com um partido de direita nacionalista, que já demonstrou estar nos antípodas de Tsipras em domínios como a imigração ou os direitos dos homossexuais, provoca imediata apreensão. 

De qualquer modo, importa ter presente uma outra evidência: não existe mudança a sério sem riscos. Aliás, o sucesso da mudança é sempre incerto. Duvido que alguém possa achar que o caminho de uma mudança a sério na política grega e, em última análise, na política europeia, possa ocorrer de forma calminha, sem sobressaltos, sem passos arriscados. Será sempre um caminho duro, com muitas pedras, com inúmeros obstáculos.

Alguns acharão, legitimamente, que não vale a pena correr tais riscos. Que é preferível não incorrer em tais aventuras. Outros, como a maioria dos gregos ontem demonstrou, defende a mudança. E, como tal, estão seriamente convencidos de que vale mesmo a pena correr riscos, de que a situação do seu país e da Europa exige que se tente uma alternativa. São posturas...

Sem comentários: