quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

TVI 24: Que expectativas?

Em menos de 10 anos, assistimos agora ao nascimento de um terceiro grande canal de informação em Portugal. Para quem devora informação, será muito bem-vindo. Mas que expectativas em torno de um projecto informativo da TVI?

Julgo que conheço mal a actividade noticiosa da TVI. Nunca assisto aos seus telejornais por não gostar da forma como as notícias são apresentadas e pelo enfoque subjacente às mesmas. Noticias que eu (preconceituosamente) encaro sempre como andando à volta do crime, da corrupção, da desgraça, do malandro, do insólito, do não lembra a ninguém...

Eduardo Cintra Torres refere hoje no Público que a TVI 24 poderá distinguir-se do ponto de vista da “independência jornalística”, em contraposição à informação demasiadamente conformista e “governamentalizada” da SIC Notícias e da RTP N. É um ponto de vista positivo, sem dúvida.
.
Por outro lado, há a destacar a presença confirmada de caras tão diversas como Henrique Garcia, Fernanda Câncio, Alexandra Lencastre, Alberto João Jardim, Pina Moura, Marta Crawford e Pedro Granger. Confesso que as minhas expectativas não são grandes... Mas espero sinceramente poder ser surpreendido.
.
.

4 comentários:

Tiago R. disse...

Por mim, estou com uma expectativa alta.

Tenho gostado do estilo do TVI Jornal. Têm tido a coragem de fugir aos mesmos alinhamentos que a RTP e a SIC repetem (será por isso que estão à frente?).

Têm dado uma atenção muito especial aos problemas sociais e à crise económica, que os outros canais às vezes preferem substituir por reportagens mais "optimistas", tudo servido com dinâmica, com movimento, com uns grafismos que, de facto, podiam ser melhores.

Dia 26 vou estar agarrado à 24!

Anónimo disse...

se as expectativas não são grandes, esperas ser surpreendido pela negativa?

Eu

Planetas - Bruno disse...

Bem haja!

Mas a Manuela Moura Guedes, não pelo amor de deus!

Carlos Faria disse...

eu sou daqueles que hás uns meses (escassos confesso) me converti aos noticiários da TVI à noite... parecem ser os que não são controlados pelo poder e onde se respira liberdade de informação ou não se tem medo de dizer o que quer dizer. Interessante como o país de sócrate é diferente na TVI e o sensacionalismo surge normalmente depois dos grandes títulos iniciais e nessa altura já posso ir à minha vida. embora mantenha ainda uma grande fidelidade à sic-notícias noutros horários.