quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pedro Duarte e o Twittergate do Ano

Durante o debate Prós-e-Contras da passada segunda-feira, vários twitternautas comentaram-no em tempo real através de um canal do Twitter (ver aqui). Eis que, sem que nada o fizesse esperar, surge uma mensagem do conhecido deputado do PSD Pedro Duarte com o seguinte conteúdo: “Aquela jurista foi um erro de casting. Não sei, nem quero saber, a sua orientação, mas falta-lhe homem”.

Pedro Duarte desvinculou-se ontem da autoria da mensagem afirmando que a sua conta foi invadida por alguém que, em seu nome, postou a referida mensagem. O deputado apressou-se inclusive a terminar a sua conta no Twitter… Bem sei que este assunto é um quase fait diver. Mas não deixa de merecer algumas considerações.
.
Sem duvidar à partida das explicações do deputado, importa ter em conta que os seus argumentos são algo insólitos. Pessoalmente, nunca tinha ouvido falar em contas de twitter invadidas. Sei sim, por experiência, que no Twitter rapidamente se consegue publicar aquilo que não se sequer. Basta, por exemplo, enganarmo-nos e, em vez de enviarmos uma mensagem directa a alguém, publicarmos para todos os seguidores. É facílimo tal acontecer.
.
Por outro lado, se a conta foi de facto invadida, trata-se de um ataque muito grave ao bom nome do deputado. Se assim foi, o mínimo que podemos esperar é que Pedro Duarte leve esta situação até às últimas consequências, contactando formalmente o Twitter com advogados ao barulho e exigindo, por exemplo, que lhe seja indicado o endereço IP que invadiu a sua conta.
.
Seria naturalmente mais simples esquecer todo este episódio. Mas, a meu ver, um deputado da nação não deve deixar que a dúvida quanto à autoria da mensagem permaneça no ar. Aliás, pode fazê-lo, mas terá então de se conformar com todas as interrogações que surgirão em torno do seu bom nome. Interrogações mais do que naturais tendo em conta as insólitas explicações apresentadas pelo deputado…

4 comentários:

... disse...

Sobre isso
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/twittada-de-pedro-duarte.html

Anónimo disse...

pronto crucifiquem o homem por ter verbalizado a sua consciência e ter sido politicamente incorrecto !
JNAS

Anónimo disse...

Agora que a classe política vai descobrindo os encantos da Web Social, os novos responsáveis pelas gaffes políticas serão umas criaturas que surgem na escuridão binária da noite informática, com o objectivo de roubar dados de login dos nossos ilustres políticos.

Anónimo disse...

Não percebo: o que ele disse já Freud tinha dito há muitos anos. Também causou escândalo tal como agora. Se uma mulher dissesse a respeito de um homem: "olha, é falta de gaja"? Toda a gente se ria e achava piada. Melhor quase toda a gente, porque há os do politicamente correcto que se escandalizariam em público e achariam graça entre os amigos.
Crucifiquem o homem caraças, não há motivo nenhum para esconder os vossos preconceioiots que daqui a 20 anos causarão risos.