quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Guantanamo Forever

Segundo um porta voz do Pentágono, os prisioneiros de Guantanamo poderão “nunca ser libertados”, devido ao "perigo" que representam.

De acordo com o referido porta-voz, os prisioneiros poderão até apelar a um tribunal federal (civil), mas serão considerados pelos Estados Unidos como “combatente inimigo”, pelo que continuarão detidos. Quis ser ainda mais explícito ao acrescentar que a maioria dos prisioneiros de Guantanamo (cerca de 265), não será julgada nem libertada.

A aberração que Guantanamo constitui é tão grande que há muito se acabaram os pudores americanos sobre a sua manutenção ou justificação. A própria comunidade internacional já encara Guantanamo como uma mazela americana cujo remédio parece não existir. Já nem vale a pena chatear muitos os americanos sobre esse seu “pequeno problema”. Ao fim ao cabo, ninguém é perfeito, não é?

3 comentários:

Unknown disse...

MERDA , ENTÃO Q PAREM DE CHATEAR OS OUTROS COM OS DIREITOS HUMANOS
VIVA A JUSTIÇA USA, PORCARIA DE GOVERNO AMERICANO SO O Q LHES CONVEM E Q E BOM
JOÃO COSTA

Rui Rebelo Gamboa disse...

Tanto McCain como Obama já disseram que fecham GITMO se eleitos. No entanto há diferenças entre os dois e McCain certamente manterá uma linha similar. Mas o facto de McCain ter passado por tortura e poderá pesar.

Guantanamo não faz qualquer sentido, isso é evidente, mas o facto de a desinformação que resulta das torturas já devia ter sido alvo de atenção por parte dos neocons que seguem uma linha realista.

G. Caín disse...

Guantanamo, o Gulag da América. Pior que a Isla de Pinos, mantida pelo governo cubano. Pior do que as lembranças do Carandirú no Brasil. Pior do que a Sibéria. Guantanamo é o retrato da ditadura capitalista americana no mundo.