sábado, 2 de agosto de 2008

Esperar que o PS perca…

A sondagem do Expresso indica uma subida de 3% do PSD. Ferreira Leite consegue o melhor resultado desde que Sócrates chegou ao poder. 7 pontos separam-na agora dos socialistas. Mas o que fez Ferreira Leite para merecer a referida subida?

1) Devolveu a unidade ao partido; 2) deu-lhe alguma credibilidade depois de uma liderança desastrosa; 3) não cometeu erros crassos. Tal é mais do que suficiente para poder sonhar com a rotatividade em 2009.

Num sistema político em que o rotativismo começa a impor-se como tradição, o principal partido da oposição não necessita de desenvolver uma luta fratricida pelo poder. Não necessita de apresentar constantemente caminhos alternativos. Basta-lhe manter um nível mínimo de credibilidade e esperar que o desgaste atinja quem está no poder É a velha máxima: “as eleições não se ganham, perdem-se”.

4 comentários:

Tiago Moreira Ramalho disse...

E não pensei que iria dizer isto há um ano atrás, mas espero bem que o PSD ganhe activista, porque senão, estamos bem desgraçados. Em 2014 a gente fala.

jrd disse...

No caso vertente, entendo que estamos mais perto de um(a) empate(a).

Anónimo disse...

Sem querer ofender de qualquer forma, não estou a ver de onde vêm todos esses atributos positivos a Manuela Ferreira Leite. A postura dela tem sido de pouco dizer. E quando diz, é contra e não apresenta outra forma de fazer as coisas. Compreendo que esteja tudo farto de apertar o cinto, mas não é virando oficialmente à direita que as distâncias entre os pobres e os ricos vão diminuir.
Mas se as coisas continuam assim, lá teremos que voltar ao "ora vais tu (PS), ora vou eu (PSD)" e à constante alternância política que é saudável, mas faz com que não se ande para a frente de uma forma sustentada por cá.

Umbelina Pimenta disse...

MFL não fez nada, não disse nada e isso bastou para dar alguma credibilidade ao partido mas se é só isso que ela consegue fazer, não basta para governar o país.