segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A técnica do deixar apodrecer

Uma extensa peça no Público de ontem aborda a questão do encerramento das escolas com menos de 20 alunos. Entre as diversas opiniões expressas por encarregados de educação das crianças afectadas, destacava-se uma deste tipo: “A escola que agora encerra tinha poucas condições. A nova escola está melhor apetrechada”.

Ou seja, em vez de exigirem investimentos que dignifiquem as pequenas escolas, assume-se como fatalidade a falta de meios ou as poucas condições. Encolhem-se portanto os ombros com a transferência para o novo centro escolar. Moral da história: a técnica do deixar apodrecer continua ser muito conveniente em diversas áreas das políticas públicas.

3 comentários:

Micael Sousa disse...

Bem, tudo o que é inovação e mudança provoca sempre desconforto e incompreensão. Centros escolares e a reformulação das estruturas de ensino são urgentes, nem que seja por questões de sustentabilidade. No entanto, há que manter o bom-senso, pois cada caso é um caso. Agora, é impossível e pouco recomendável manter escolas com 2 ou 3 alunos pois são ao nível da instrução, já para não falar de economicamente, insustentáveis. Pois é, a sustentabilidade é para nós uma novidade. Pena é que tantos sejam adversos a essa mudança.

Ana Paula Fitas disse...

Fiz link, João Ricardo...
Obrigado.
Abraço.

Kruzes Kanhoto disse...

A escola morre porque a comunidade a deixou morrer...principalmente por deixar de gerar novas vidas