sexta-feira, 6 de abril de 2012

Gestão de Expectativas




Há umas semanas atrás, Gaspar sossegou uma série de almas ao garantir que Portugal voltaria aos mercados em Setembro de 2013. Pouco tempo depois, demonstrando bem a seriedade com que este tipo de metas devem ser encaradas, ficámos a perceber que afinal os dois salários retirados aos funcionários públicos regressam apenas em 2015. E de forma gradual...

Avançar com datas para o fim da penitência nacional é sempre uma boa estratégia. É aquela luz ao fundo do túnel que é sempre muito bem-vinda para quem se encontra em sacrifício. Mas será que, num momento como o actual, em que não há qualquer sinal de melhoria da situação económica, em que não existe qualquer indicador que antecipe uma viragem, estas datas podem ser levadas a sério?

É impossivel saber como estará Portugal no final de 2012 ou em 2013. A situação do país depende muito pouco de qualquer atuação nacional. Assim sendo, lançar-se datas para o fim da penitência nacional mais não é do uma táctica de gestão de expectativas. Serve sobretudo para ganhar tempo, porque todos sabemos que o amanhã... O amanhã logo se verá.

1 comentário:

MILHAFRE disse...

O estilo lentificado deste funcionário do BCE já não engana ninguém...

Se, por um lado, deve ser criminalizado o «enriquecimento ilícito», não devemos também esquecer que o «empobrecimento ilícito», provocado por um Governo apostado na destruição da economia e na devastação social deve também criminalizado.

Acho que os actuais governantes não podem nem devem fugir a este julgamento.