segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Candidato a candidato?

O i de sábado noticiou que Aguiar Branco é cada vez mais candidato à liderança do PSD. É, de facto, um dos rostos que mais se tem destacado no partido nos últimos tempos. Mas a pergunta de um milhão de dólares coloca-se sempre: daria um bom líder?

Arrisco uns bitaites neste sentido. Aguiar Branco não tem um perfil arrebatador, é certo. E só agora começa a ser melhor conhecido pela opinião pública. Mas, regra geral, tem conseguido passar uma boa imagem no meio do caos em que se encontra o seu partido. No entanto, como é sabido, mais do que impressionar para fora, qualquer novo líder tem de sim ganhar o partido internamente. Se Aguiar Branco tiver essa capacidade de unir os seus companheiros, conseguindo o apoio dos principais quadrantes, é meio caminho andado para que possa projectar uma imagem de bom líder.

Conseguindo a estabilidade interna acima referida, mais do que ter de ganhar o poder a Sócrates e ao PS, qualquer novo líder terá sim de esperar que Sócrates e o PS percam o poder. E tal esperar ou aguentar não é um esforço menor, sobretudo num partido como o PSD, em crises profundas sempre que não está no poder. Aguiar Branco estaria à altura deste esforço? É quase impossível prever.

Posto isto, voltando à grande pergunta: Aguiar Branco daria um bom líder do PSD? É possível que sim. Mas mais do que tal depender de si mesmo, depende sim de um conjunto de variáveis que lhe ultrapassam totalmente. Vamos ver como as coisas evoluem…
(Imagem: Illuminatus Lex)

Sem comentários: