domingo, 24 de janeiro de 2010

A Política e a Web 2.0 em Portugal

Artigo interessante no Público, embora muito pouco profundo, sobre o papel da blogosfera, do twitter e do Facebook na política em Portugal. Segundo o texto, apesar de algumas excepções e da forte evolução do últimos anos, a nossa classe política ainda usa pouco e mal a web 2.0 e o mundo da blogosfera política ainda tem um papel muitíssimo lateral no combate e na agenda política.
(Imagem: Blog do Mairao)

4 comentários:

Shyznogud disse...

Achei o artigo uma banalidade inenarrável. Com tanto espaço disponível é um desconsolo.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Agora estou a sentir-me mal por ter começado por dizer que o artigo era "interessante"...

Parece ser claramente escrito por quem quase não conhece o meio. Apenas lhe dei o benefício da dúvida pelo seguinte: nós que andamos por aqui há anos e investimos horas semanais nestas redes, às vezes tendemos a sobrevalorizar o efeito das mesmas no "mundo real". Objectivamente é complicado aferir-se o seu real impacto a nível político.

Patricia Dias da Silva disse...

Tenho que concordar com o primeiro comentário. Estava curiosa e satisfeita por ver aparecer um artigo sobre o assunto, mas depois fiquei desiludida com o assunto. Para além das opiniões dos "peritos" serem superficiais, faltou, acima de tudo, investigação do próprio jornalista sem ser o que os outros dizem.

HFox disse...

A mim pareceu-me um artigo tb deveras interessante, pois apesar de ser pouco profundo na análise, não nos esqueçamos que o mesmo é para ser lido pela maioria dos leitores e presumo que, de preferência lido até ao fim. Como tal, em qualquer jornal generalista, é normal que os artigos não devam ser muito extensos.

No que respeita ao cerne da questão, verdadeiramente, a generalidade da classe política ainda faz parte do grupo dos "info-excluídos" deste país, pois do meu ponto de vista, não se exige que os nossos representantes naveguem na Web ou enviem apenas emails, mas sim, que tenham uma estratégia de intervenção política, de acordo com os seus objectivos pessoais e do seu grupo político. Nao obstante, é importante continuarmos a escrever sobre estes assuntos da iliteracia digital, pois acredito que mais cedo ou mais tarde, sejam por motivos positivos ou negativos, haveremos de condicionar mais políticos a entrarem nesta nova era da Web 2.0.

Mais um anonimo a contribuir.
Cumprimentos,
HFox
hfoxpro@gmail.com