sábado, 18 de novembro de 2006

"Activismo de Sofá"

"Activismo de Sofá". Não sei de onde me apareceu este termo... Terei ouvido de alguém? Será uma criação minha? Se for, tanto melhor.

De qualquer modo, julgo que reflecte bem a pretensão deste blog. Reflecte um modo de estar na vida. Não que o considere desejável, mas julgo que reflecte bem o tipo de activismo que possuo actualmente.

Como bom português, julgo que a capacidade de analisar e criticar o meio envolvente continua bem presente em mim. No entanto, no presente, não encontro outra forma de participação no espaço público que não uma participição virtual... Não, não é o discurso de "a culpa é dos partidos, é dos movimentos sociais, é do sistema". É sim um discurso assumidamente preguiçoso e pouco corajoso de quem tem algo a dizer, mas que encontra no mundo virtual, directamente do conforto do seu lar (mais precisamente do seu sofá) o modo perfeito de dizer de sua justiça.

No fundo, uma forma de partipação cómoda, sem grandes constrangimentos, sem dar a cara.

Enfim, uma das maravilhas da blogoesfera!
PS 30/04/2008 - Dados os mal-entendidos que podem ser gerados em torno desta primeira mensagem do blogue, importa sublinhar que se trata de um discurso recheado de ironia.

1 comentário:

Fliscorno disse...

Descobri o «Activismo de Sofá» agora e gostei deste texto. Bem visto, sim senhor. Hei-de por cá passar depois das quadras festivas que agora tenho o período reivindicativo suspenso para compras de última hora ;-)