"Activismo de Sofá". Não sei de onde me apareceu este termo... Terei ouvido de alguém? Será uma criação minha? Se for, tanto melhor.
De qualquer modo, julgo que reflecte bem a pretensão deste blog. Reflecte um modo de estar na vida. Não que o considere desejável, mas julgo que reflecte bem o tipo de activismo que possuo actualmente.
Como bom português, julgo que a capacidade de analisar e criticar o meio envolvente continua bem presente em mim. No entanto, no presente, não encontro outra forma de participação no espaço público que não uma participição virtual... Não, não é o discurso de "a culpa é dos partidos, é dos movimentos sociais, é do sistema". É sim um discurso assumidamente preguiçoso e pouco corajoso de quem tem algo a dizer, mas que encontra no mundo virtual, directamente do conforto do seu lar (mais precisamente do seu sofá) o modo perfeito de dizer de sua justiça.
No fundo, uma forma de partipação cómoda, sem grandes constrangimentos, sem dar a cara.
Enfim, uma das maravilhas da blogoesfera!
PS 30/04/2008 - Dados os mal-entendidos que podem ser gerados em torno desta primeira mensagem do blogue, importa sublinhar que se trata de um discurso recheado de ironia.
1 comentário:
Descobri o «Activismo de Sofá» agora e gostei deste texto. Bem visto, sim senhor. Hei-de por cá passar depois das quadras festivas que agora tenho o período reivindicativo suspenso para compras de última hora ;-)
Enviar um comentário