sábado, 6 de outubro de 2012

Um grande dia, um grande Congresso


É dificil encontrar palavras para descrever o que hoje se passou na Aula Magma. Ver (e sentir) milhares de pessoas unidas, comprometendo-se a encontrar denominadores comuns e seriamente empenhadas em discutir alternativas ao rumo do país é algo que nos enche a alma. Com partidos, sem partidos, novos, velhos, mais ao centro, mais à esquerda, todos  lá estiveram por acreditar que um ountro caminho é possível e é urgente. Tenho a certeza que quem hoje participou nesta iniciativa ficará com ela a latejar na sua mente por muito tempo. Foi um grande dia, foi um grande Congresso.

Os trabalhos de preparação começaram há alguns meses atrás e intensificaram-se sobretudo a partir de Julho. Desde então envolveram muita gente. Ativistas de quadrantes diversos que se dispuseram a trabalhar juntos e dispender muitas e muitas horas para colocar de pé um projeto, no mínimo, ambicioso. Escusado será dizer que tenho muito orgulho em ter participado neste enorme esforço coletivo. E um prazer ainda maior por poder dizer que o resultado superou largamente as melhores expetativas com que se partiu para esta aventura.

Fica a lição evidente de que vale a pena envolver-se e participar, vale a pena fazer pontes e procurar convergências, vale a pena buscar e fazer algo. A esquerda sai mais forte deste Congresso, assim como a cidadania. A mudança é possível, as alternativas obviamente existem e as pessoas unem-se quando acreditam. No dia da República, este Congresso Democrático das Alternativas foi um importante sinal de que o futuro neste  país é possível. Apenas temos de resgatá-lo.

3 comentários:

menvp disse...

Os políticos TÊM DE PASSAR A SER MAIS CONTROLADOS!
[os políticos, e os partidos políticos, vão ter que se aguentar]
.
-> Nacionalização de negócios 'maddofianos', privatização de empresas estratégicas (e que dão lucro!) para a soberania, PPP's, etc... SALTA À VISTA que os políticos têm de passar a ser muito controlados por quem paga (vulgo contribuinte)!
.
Uma sugestão: Islândia - a revolução censurada pelos Media, mas vitoriosa!
Resumo (tudo pacificamente):
- Renegociação/reestruturação da dívida;
- Referendo, de modo a que o povo se pronuncie sobre as decisões económicas fundamentais;
[uma outra sugestão: blog «fim-da-cidadania-infantil» - Direito ao veto de quem paga, vulgo contribuinte]
- Prisão de responsáveis pela crise;
- Reescrita da Constituição pelos cidadãos.
{Obs: consultar o know-how islandês poderá ser muito útil}

aNaTureza disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior.

Entretanto o mundo opera assim:
http://www.youtube.com/watch?v=RToDBGomZWQ&feature=player_embedded

não deixem de ver! Extremamente elucidativo. Necessitamos de pessoas com ética, conceito que poderá ser multiplicado ou diminuído com a crise. A ver vamos...

aNaTureza disse...

Pergunto eu, na minha santa ignorância, numa era informática evoluída, que por sinal, até já lá estamos, se não seria possível a
nós cidadãos, que somos os "patrões" dos políticos, pois eles deveriam trabalhar para nós que os escolhemos para isso mesmo, haver maneiras de podermos fiscalizar o seu trabalho "in time"? Não é o que os "patrões" fazem? É que assim não haveria tão grandes hipóteses de enriquecerem à nossa custa ou seja, de nos desfalcarem. O trabalho que eles fazem, JAMAIS deveria ser segredo para nós.
Isto não é uma democracia nem nada que se pareça.