quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O Jogo de Helena Roseta

Helena Roseta recusou integrar a coligação com o PS e BE em Lisboa. Argumentou que não trocava princípios por pelouros. Mas importa analisar um pouco melhor o que esta recusa indignada lhe permite no futuro da CML.

Em primeiro lugar, e apesar de algumas gincanas, não era muito apropriado que Roseta se aliasse a António Costa. Estaria assim a unir-se ao partido que há dois meses entregou o cartão. Deixaria assim os seus eleitores confusos. È assim preferível manter-se à margem, livre para actuar “de acordo com a sua consciência”.

Em segundo lugar, importa não esquecer que a actual coligação PS e BE não dispõe de maioria. Possui apenas 7 dos 17 vereadores do executivo municipal. Ficam assim a faltar dois votos para obter a desejada maioria absoluta. Quantos votos possui o movimento de Roseta? Ahh, curiosamente tem dois! Pois é…

È normal que Helena Roseta se mostre indignada. Mais de 30 anos de carreira política ensinam como actuar nos momentos certos. O que é facto é que o actual cenário lhe será muito favorável. O seu movimento poderá ser a charneira do novo executivo. Ou, em linguagem mais corrente, poderá ser permanentemente o limiano da CML. Por detrás da indignação, saiu-lhe sim a sorte grande.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Deputado Limiano era um deputado de um espectro político bem diferente àrea da governação. Foi preciso negociar com ele, ceder em certas coisas, para conseguir que ele aprovasse o orçamento.

Parece-me que esta situação é diferente.

A verdade é que Rosta tem um programa semelhante ao do Sá Fernandes e próximo do do PS.

Vai votar ao lado do PSD e Carmona para chumbar a fusão das 3 SRUS's? Contra o Plano Verde? contra o orçamento? Vamos ficar em duo-décimos por divergências políticas que não são de fundo?

Acho que não.

Acho que o problema que existe no Movimento de Cidadãos por Lisboa é que ainda estão muito verdes, têm pouca discussão colectiva, pouca experiência política e não se estão a conseguir entender numa estratégia clara.

Bernardino Aranda

Anónimo disse...

Helena Roseta provou ontem o seu profissionalismo na política. Quem não acompanhou a campanha até conseguiu ficar com a sensação que Costa foi um safado e que Sá Fernandes foi um oportunista perante a imaculada Helena. Bravo Helena! Fizeste bem o papel de cidadã absolutamente indignada com o sistema. Só faltou dizer: "è uma vergonha! A culpa é dos partidos!"