quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Prova dos 9 do Bloco de Esquerda

Parece estar confirmado. Sá Fernandes integrará o executivo de António Costa. O Bloco de Esquerda será avaliado pela primeira vez como força de poder num órgão executivo de dimensão nacional.

Depois dos rumores que se faziam sentir nos últimos dias, o Público noticia hoje o acordo chegado entre Sá Fernandes e António Costa para a constituição do novo executivo municipal. Quanto a Helena Roseta, apenas os rumores subsistem. Logo à tarde, com a tomada de posse, teremos o devido esclarecimento.

A coligação pós-eleitoral agora anunciada constitui uma importante prova dos 9 a Sá Fernandes. Compete-lhe integrar um executivo municipal precisamente com o partido que o BE tanto tem criticado no Governo do país. Compete-lhe, no âmbito do novo executivo, continuar a ter a honestidade inviolável que o tem caracterizado. Compete-lhe não se deixar embrenhar pelo pântano do poder, não desiludindo o eleitorado que nele apostou.

Como Sá Fernandes e o BE certamente saberão, o poder corrompe. Uma coisa é ser totalmente honesto e integro na oposição. Ser honesto e integro no poder é algo completamente diferente. Veremos como se sairá o Zé nesta importante prova dos 9. Veremos como se comportará o BE nesta primeira grande experiência no poder.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver como se sairão os bloquistas. Continuarão a ser uma força alternativa? Ou acomodar-se-ão ao estatuto de partido de poder?

Anónimo disse...

Sá Fernandes saiu-nos cá um limiano