sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Boas Notícias

O acordo que põe fim a quatro anos de conflito entre o governo e os professores é a demonstração de que a união e persistência de uma classe profissional contra um modelo injusto vale a pena. E é também a demonstração que o diálogo vale a pena e que a imposição e a surdez não são estratégias minimamente viáveis.
(Imagem: Your Tech)

1 comentário:

Joaquim Ferreira disse...

Acordo assinado... Agora vem aí o pior! A concretização dos princípios. Uma questão surge imediatamente: Qual o modelo de avaliação? Que critérios vão ser determinantes para a atribuição da classificação? Quem vai ter essa competências? Como se pode medir a competência e dedicação dos professores? Enfim... Teremos de estar atentos porque Os Alunos Não São Tijolos! e os professores não fazem milagres. Se queremos avaliar pelos resultados, os professores com os melhores resultados têm que aceitar ir leccionar para as escolas dos últimos lugares do Ranking, e, nas outras, assumir as turmas com piores classificações e fazer dos seus alunos "campeões!". Enquanto isto não acontecer, recusamos-nos a aceitar uma avaliação que tem em linha de conta não o progresso dos alunos mas o nível alcançado pelos mesmos. Assim, de nada servirá a um professor conseguir fazer os alunos subirem a média de 10 ou 11 (ou até menos!) para 14 valores se o outro professor (o tal excepcional e que terá garantido o Excelente neste critério!"), recebe uma turma de alunos com média de 18 valores acabar o ano sem que eles passem além de 15 ou 16 valores. Quem é o melhor professor? Pelos critérios dos resultados, será obviamente o professor dos alunos que desceram de rendimento. Porque estamos em TOTAL DESACORDO com este critério, Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa ! . Visite-nos!
Mas... Voltemos ao acordo que foi assinado...
Agora vem aí o pior! A concretização dos princípios. Uma questão surge imediatamente: Qual o modelo de avaliação? Que critérios vão ser determinantes para a atribuição da classificação? Quem vai ter essa competências? Como se pode medir a competência e dedicação dos professores? Enfim... Teremos de estar atentos porque Os Alunos Não São Tijolos! e os professores não fazem milagres. Se queremos avaliar pelos resultados, os professores com os melhores resultados têm que aceitar ir leccionar para as escolas dos últimos lugares do Ranking, e, nas outras, assumir as turmas com piores classificações e fazer dos seus alunos "campeões!". Enquanto isto não acontecer, recusamos-nos a aceitar uma avaliação que tem em linha de conta não o progresso dos alunos mas o nível alcançado pelos mesmos. Assim, de nada servirá a um professor conseguir fazer os alunos subirem a média de 10 ou 11 (ou até menos!) para 14 valores se o outro professor (o tal excepcional e que terá garantido o Excelente neste critério!"), recebe uma turma de alunos com média de 18 valores acabar o ano sem que eles passem além de 15 ou 16 valores. Quem é o melhor professor? Pelos critérios dos resultados, será obviamente o professor dos alunos que desceram de rendimento. Porque estamos em TOTAL DESACORDO com este critério, Esperamos por si em ferreirablog.blogs.sapo.pt porque, tal como o nome diz, Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa ! . Visite-nos!