sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As mãozinhas que o mercado tanto aprecia...

A Bolsa de Lisboa atingiu hoje uma subida recorde: 8% num só dia. Um verdadeiro jackpot impulsionado pelo plano dos governo americano para evitar a crise financeira anunciada. O plano poderá elevar-se a um milhão de milhões de dólares (693 mil milhões).

Não deixa de ser sintomático que os mercados tenham necessitado desta “grande mãozinha” pública para suprir as suas dificuldades. Milhares de milhões para equilibrar algo que, para alguns, consegue equilibrar-se sem a ajuda de ninguém.

Também não deixa de ser curioso que o optimismo que hoje percorreu os investidores em Lisboa se deva à intervenção pública acima referida. Até os mercados bolsistas, grandes baluartes do sistema neo-liberal, se congratulam com uma mãozinha estatal quando as coisas não estão a correr bem... Sintomático, não?

3 comentários:

Tiago Moreira Ramalho disse...

Vou dar-lhe um exemplo que vai mostrar como é que a coisa funciona. O JRV tem uma constipação. Tem duas opções: ou espera que a constipação passe, no entanto, vai ter de ficar em casa sem ir trabalhar e com dores; ou vai ao médico, toma um comprimido e no dia a seguir está como novo. É exactamente isso que se tá a passar aqui: houve um vírus (o subprime) que fez o mercado adoecer. Como essa doença do mercado ia afectar imensas pessoas, preferiu-se tomar um comprimidinho (caro, é certo) para que a doença passasse mais depressa. É apenas isto. Não estamos aqui a falar da queda do capitalismo e da ascensão do socialismo.

um abraço,

TMR

João Ricardo Vasconcelos disse...

Queda do capitalismo e ascenção do socialismo? De todo. A minha posta pretende apenas sublinhar algumas contradições do actual modelo económico.

Como alguém disse, o capitalismo reforça-se com as suas próprias contradições. Surgem sempre alguns comprimidos mais ou menos ortodoxos, mais ou menos caros, que permitem que o show continue.

Abraço

josé ventura disse...

Quer queiramos quer não se não houver uma intervenção de cariz público será o principio da falência da economia de mercado e dos defensores que o mercado se regula por si próprio e mais grave quando esta crise de mercado nos bater á porta (leia-se europa) não estou a ver o BCE intervir como fez a FED para salvar algumas instituições financeiras da banca-rota a ver vamos e como dizia São-Tomé ver para crer