segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Assim vale pouco a pena...

À semelhança do que vem acontecendo cada vez mais de ano para ano, o Dia Europeu sem Carros passou quase despercebido. Tudo isto num ano em que nunca se falou tanto de quebrar com a petro-depêndencia. Ou a data é encarada com seriedade, ou então cairá cada vez mais no rídiculo.

A maioria dos portugueses que hoje acordou nem sabia que era o Dia Europeu sem Carros (eu incluido). A divulgação à priori foi praticamente inexistente, não tendo a imprensa ou as autoridades dado qualquer destaque à iniciativa. Mesmo as Càmaras Municipais que hoje aderiram, parecem tê-lo feito por mera cortesia.

Alguns questionam naturalmente a utilidade da data, considerando que só atrapalha o dia de quem trabalha e que não possui qualquer repercussão nos restantes dias do ano. Nos moldes em que hoje foi assinalado, tendo a concordar.

Embora não ambicione ser mais do que uma data simbólica, este dia merece que as entidades camarárias e governamentais o preparem com seriedade. E as associações ambientalistas, as escolas e os cidadãos deveriam ter um papel mais activo na promoção e fiscalização do mesmo junto dos entidades competentes. De outro modo, e lamentavelmente, transformar-se de ano para ano numa monumental palhaçada...

1 comentário:

Karl Macx disse...

Curiosamente, ou nem por isso, e talvez devido à chuva, desde Junho que não apanhava tanto trânsito no Ponte do Freixo e a VCI estava entupida...