domingo, 28 de setembro de 2008

Três excertos da entrevista de Alberto Martins

Na entrevista concedida ao Diga lá Excelência (DLE), Alberto Martins tenta esclarecer o posicionamento do PS em alguns assuntos quentes que têm marcado a réentre. O líder do grupo parlamentar do PS não se saiu mal, mas explicar assuntos inconvinientes é sempre complicado, não é?

Excerto 1 – Só nós é que podemos interpretar o programa do Governo
DLE: (Tal como o casamento homossexual) “A alteração da Lei do Divórcio também não estava no programa de Governo..."
AM: "Quem faz a interpretação do programa de Governo somos nós e entendemos que o mandato em relação ao casamento de pessoas do mesmo sexo exige algum trabalho na sociedade. Já na Lei do Divórcio pensamos que tínhamos mandato implícito.

Excerto 2 – Ditadura da maioria, mas com nuances, claro...
DLE: "Curiosamente, o PSD tem dado liberdade de voto em questões de consciência, ao contrário do PS..."
AM: "A tradição do PS é: a maioria decide e a minoria aceita. Mas entendemos a liberdade e responsabilidade de cada um.

Excerto 3 – Nós até gostamos da esquerda, mas não depende de nós
DLE: “António Costa fez um acordo com Helena Roseta na Câmara de Lisboa, onde já tem o apoio do BE. É um prenúncio?"
AM: "O diálogo natural do PS é com a esquerda, havendo condições de concretização da acção. Mas isso não depende do PS. Depende dos outros.

6 comentários:

Dinis disse...

Pois. Mas soube hoje que fazem parte da "Santa aliança" à qual estão "agregados". É o que diz o arrastão. Soube, porque ouvi a entrevista de Pedro Sales ao PRD na Antena 1. Pergunto: isto da aliança pressupõe que tipo de contracto? E coo ler, a partir de hoje os vossos post's? Como exercício da "santa liberdade" de pensamento ou como caixas de ressonância do Bloco de Esquerda?
O que é isto da "santa aliança"??
Agradecido,
Dinis

Al disse...

ui, essa do mandato implícito é de escola...

ó dinis, homem, tenha calma, o pedro sales não é para se levar sempre a sério.

Dinis disse...

Al, estou calmíssimo.Obrigado pela preocupação.Só gostava de saber o que é a "santa aliança".
Mas já percebi que terá qualquer coisa a ver com "aliança de blogues que não rspondem a dúvidas dos seus leitores".
Tudo bem.
Cumprimentos

João Ricardo Vasconcelos disse...

Dinis: Como deduzo que a sua última frase se dirigia a mim, vou ter de lhe pedir para ter calma.:) Não vi o seu comentário atempadamente. Mas respondo-lhe, como é evidente.

A Santa Aliança é um agregador de blogues à esquerda, ou canhotos se preferir. Se é uma aliança de santa liberdade de pensamento, não tenho dúvidas. Se é uma caixa de ressonância do BE, depende: só para dar dois exemplos, considera por exemplo o Medeiros Ferreira (do Bicho Carpinteiro) ou o Vitor Dias (O Tempo de Cerejas)como caixas de ressonâncias do BE? Aí encontrará certamente a sua resposta.

Cumprimentos

Dinis disse...

Jrv, obrigado pela resposta, embora pareça que aqui predomina o excesso de zelo em relação ao ritmo cardíaco das pessoas: calma, calma, calma...chega a ser soporífero. Adiante. Quanto á "agregação" estou esclarecido: ela é promovida e aceite por quem acha que Blogue de Esquerda ou blogue canhoto(!) são sinónimos!?!
Só pode ser uma estultícia, portanto!
Já que faz uma pergunta também tenho todo o gosto em responder: Medeiros Ferreira já tinha idade para, digamos, ter juízo. Se aceita ser "agregado" a uma aliança "promovida e organizada" por dirigentes do Bloco de Esquerda, seguramente, não levará a mal (dada a sua (dele) experiência política) que está a ser idiota útil. Porque pergunta-se: fosse Medeiros Ferreira DEPUTADo no PS em funções, permitiria tal aliança?
Quanto ao Vitor Dias (que não conheço, apenas me lembra vagamente ser dirigente do PCP) presumo que saiba a diferença entre ser de esquerda e ser canhoto! è, pelo menos, o que espero sinceramente.

Cumnprimentos

Anónimo disse...

Perdoem a franqueza, mas acho bastante parvo todo este sururu à volta da «santa aliança» (nome que é uma escolha do Daniel Oliveira e não dos blogues «agregados».

O Daniel Oliveira pediu autorização aos bloggers que seleccionou mas eu até acho que não precisava de pedir porque suponho que é um principio da blogosfera a absoluta liberdade de linkagem.

Aproveito para informar que, já antes de aparecer a «santa aliança», por exemplo o Fernando Penim Redondo, no dotecome, já fazia o mesmo embora sem título geral.