quarta-feira, 24 de setembro de 2008

“A Vida Normalmente”: Recomenda-se

Ontem vi pela primeira vez o programa “A vida normalmente” na RTP2. Possui como co-autores Fernanda Câncio e Abílio Leitão. Depois da polémica que rodeou o seu nascimento, devo dizer que vi, gostei e recomendo vivamente.

O episódio de ontem focava a freguesia de Rabo de Peixe, em S. Miguel (Açores). Ligeiras entrevistas a pessoas comuns sobre a sua terra, a sua vida, as suas aspirações, acompanhadas por imagens que reflectem o dia-a-dia numa das freguesias mais pobres do país. Não em jeito de drama ou de forma maniqueísta. Uma realização e produção muito bem conseguidas.

Sabe sempre bem assistir a programas onde se deixam as pessoas iguais a todas as outras falar. Falar livremente, sem grandes intermediários, sem serem sujeitos a grandes guiões de entrevistas. Essa foi, a meu ver, uma das grandes pedras de toque do programa. Por isso, não percam, às terça-feiras pelas 23:30h na RTP2.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro JRV,

como sabe, eu sou Açoreano, e vivo em S. Miguel, por isso foi especialmente duro para mim perder este 1º episódio.

Vou ver se o recupero no You Tube.....há lá de tudo, pode ser que tb lá esteja este, "A vida Normalmente".

....já coloquei um lembrete no TM para não perder o próximo. ;)

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro Pedro Lopes,

Segundo a informação disponível no link abaixo (website da RTP), o episódio deverá passar novamente na RTPN, no dia 27 às 21h.

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24261&e_id=2&c_id=8&dif=tv&hora=23:25&dia=23-09-2008

Anónimo disse...

Carissímo, desde já os meus agradecimentos.

A minha busca pelo You Tube mostrou-se infrutifera, embora lá tenha encontrado alguns "tesourinhos deprimentes" de Rabo de Peixe......a mesma Vila que é retratada no "A vida normalmente")

Depois partilharei, aqui, a minha opinião, pois conheço bem o quotidiano daquela Vila.