quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Blogs e Liberdade de Expressão: O Caso do Professor da Universidade do Minho

O Público noticiou ontem que um docente da Universidade do Minho teria sido aconselhado a acabar com o seu blog dados os seus conteúdos serem desprestigiantes para a instituição.

O Dissidências (http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias) publica crónicas e vídeos humorísticos sobre os assuntos mais diversos da actualidade política. Depois de conversar com o seu Departamento, o autor decidiu terminar com os vídeos publicados e continuar o blog de forma diferente.

Eis um caso que coloca à prova a liberdade de expressão. Sem dúvida que os conteúdos escritos num blog facilmente podem ser associados à imagem profissional do seu autor. É difícil que assim não aconteça… Não deixa de ser uma séria contradição do espírito democrático de liberdade de expressão, mas é o que acontece de facto.

Mas as ilações a retirar do caso do professor da Universidade do Minho poderão ir bastante além disso. Importa salientar que tal não aconteceu num sítio qualquer, mas sim numa Universidade, lugar que deve primar e fomentar uma total liberdade de expressão e de criação. Se um docente universitário foi convencido a conter as suas actividades blogosféricas, que outras profissões poderão estar livres de tal “persuasão”?

2 comentários:

Anónimo disse...

Outras profissões há que são mais vulneráveis, certamente. E que naquela Universidade terão mais a temer.
Parece que a medida foi tomada por que o conteúdo do blog desprestigiaria a Universidade. Quem diz isto não prima pela inteligência pois a perseguição movida ao autor desprestigia muito mais...Este tipo de acção irracional é muito comum.

Pedro Lopes disse...

Caro JRV, a proliferação de Blogs, associado ao interesse que desperta e ao crescente número de leitores que vai tendo, torna estes espaços indesejados por muitos.

Aqui (deve) reina(r) uma liberdade total. Embora a responsabilidade e o bom senso, devam guiar o que é postado.

Quem quiser fazer um Blog mais "arrojado", com conteúdos susceptíveis de ferir a sensibilidade de alguns, pode sempre obtar por um nick-name, ou pseudónimo, para, deste modo, não ser associado ao dito espaço.

Ainda assim - permanecendo anónimo -, o que é publicado deve pautar-se pelos mesmos valores.

Não há pior atentado à dignidade e ao bom nome de uma pessoa, do que um boato. Um blog pode bem ser um instrumento para a divulgação de boatos ou mentiras, e, assim, não passa de um instrumento ao serviço de cobardias e falsidades.

Ainda há poucos meses em Itália, discutia-se uma nova proposta de Lei, que visava o controlo dos Bloigues e a identificação obrigatória do/s seu/s autore/s.
O que pretendiam era que os Blogues tivessem as mesmas obrigações de registo e controlo, a que estão sujeitos os OComunicaçãoSocial e afins.

E, nós por cá (nos Açores), parece que também já temos uma situação que envolveu uma queixa crime por parte de três cidadãos contra um Blog. (Isto, a avaliar pelo que li no Blog "A voz do Austiano", através do "Planeta Açores")

Estas situações são demonstrativas do medo que estes espaços provocam em algumas pessoas. ( e em alguns casos, têm razão para isso)

Por isso, é caso para dizer; eles andam à espreita......os bem intensionados, mas também alguns alardeadores.