Santana Lopes receberá hoje do Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, condecoração que distingue “personalidades que exerceram funções públicas de alto relevo”. Mas fica uma dúvida no ar: qual a função pública de Santana a que a Presidência se está a referir? :) A de primeiro-ministro? A de presidente da Câmara de Lisboa? Da primeira ou segunda vez? Ou será a da Câmara da Figueira da Foz? Ou a liderança do grupo parlamentar do PSD? Ou por ter sido Secretário de Estado da Cultura? Humm… Espera… Presidência do Sporting, será?
(Imagem: t12)
(Imagem: t12)
7 comentários:
O conjunto das suas dúvidas constitui mais do que uma resposta.
Pelo menos o homem desempenhou bastatantes cargos publicos, ao serviço da população.
Se bem ou mal, isto são outras questões, que cada um tem a sua opinião.
Quantos outro, personagens obscuras, que nem se pode avaliar já as receberam, sem qualquer merecimento?.
Só Sampaio, distribuiu, como se fossem pins, e á ultima da hora. Até parecia que andava a correr atrás das pessoas para as apanhar, quase literalmente.
Detesto ter que reconhecer que uma das poucas coisas que a esquerda faz eficientemente é a destruição ad hominem dos adversários políticos do momento (alguns como o Freitas vêm mais tarde a ser recuperados paesar de ter sido classificados de fascistas).
Fica-se sempre com a sensação de que o faz por falta de melhores argumentos.
A condecoração de Santana é apenas o cumprimento de uma praxe, uma tradição. Todos os PM são condecorados.
Também o Sócrates há-de sê-lo.
K2ou3 e Penin Redondo: Bem sei que a condecoração é uma praxe. Por isso mesmo não me sinto mal em criticá-la, apesar de naturalmente relativizar a sua importância.
E sim, bem sei que tudo o que Santana faz ou aparece é alvo de chacota. É um manifesto exagero. Mas reconheçam também que só num país muito estranho uma condecoração ao mais polémico primeiro-ministro dos últimos anos não mereceria comentários.
Meu caro João Ricardo,
Da usual maré de condecorações do dia 10 de Junho, que percentagem de nomes conheces?.
Gente de quem nunca sequer se ouviu falar, e alguns até fazem colecção de comendas, porque já levam duas ou tres no pedigree.
Pelo menos este, quer se goste ou não dele, tenha feito bom ou mau serviço, pelo menos serviu em várias circunstancias Portugal. Pudemos avaliá-lo. Enquanto outros, nem de nome.
Precisamente. Tem razão, podemos avaliá-lo e por isso mesmo comentar a questão.
Por mim acabavam-se com todas as condecorações, se alguém quisesse que lhe fizesse uma homenagem pelos seus feitos.
Enquanto não acabarem com as condecorações, sou a favor desta condecoração.
A Grã-Cruz da Ordem de Cristo é uma categoria adequada à anedota politica que é o Santana.
O Homo Políticos que até na "grande arte" da representação politica teve mau na avaliação de desempenho, está por isso ao nível de quem decidiu a sua condecoração. Há coisas que são contagiosas.
Quando estiverem com o cristo poderão formar o grupo dos que envergam a Grã-Cruz.
Claro que para além da anedota há custos políticos associados a este tipo de escolhas, e o sistema democrático português vai se aproximando do modelo berlusconiano
Enviar um comentário