“Quer um Túnel? Vá de Metro”. Este slogan está em grande destaque no meio da Praça dos Restauradores, afixado numa carruagem de Metro em exposição. Enquadra-se na comemoração dos 50 anos do Metropolitano de Lisboa.
O problema é que a referida frase induz fortemente quem a lê numa crítica aos túneis propostos pelo candidato derrotado Santana Lopes há apenas 3 meses. Foi esta a impressão que fiquei mal a li. E ao fazer uma curta pesquisa no Google, verifico que a frase não só parece um slogan eleitoral, como foi mesmo um slogan lançado por António Costa na última campanha contra os “devaneios” de Santana (ver aqui, aqui ou aqui).
Ou seja, temos hoje uma entidade pública empresarial - Metro de Lisboa - a utilizar slogans eleitorais numa iniciativa de comunicação, colocando-se como actor numa luta política. Independentemente do alvo ou até da concordância com a mensagem, é inadmissível ver uma entidade pública empresarial entrar neste tipo de jogos. Terá sido um mero acaso ou pura coincidência? Duvido…
O problema é que a referida frase induz fortemente quem a lê numa crítica aos túneis propostos pelo candidato derrotado Santana Lopes há apenas 3 meses. Foi esta a impressão que fiquei mal a li. E ao fazer uma curta pesquisa no Google, verifico que a frase não só parece um slogan eleitoral, como foi mesmo um slogan lançado por António Costa na última campanha contra os “devaneios” de Santana (ver aqui, aqui ou aqui).
Ou seja, temos hoje uma entidade pública empresarial - Metro de Lisboa - a utilizar slogans eleitorais numa iniciativa de comunicação, colocando-se como actor numa luta política. Independentemente do alvo ou até da concordância com a mensagem, é inadmissível ver uma entidade pública empresarial entrar neste tipo de jogos. Terá sido um mero acaso ou pura coincidência? Duvido…
(Imagem: Seek Logo)
5 comentários:
Passei por lá 2ª Feira e foi precisamente a minha leitura... Vá de Metro porque os túneis nada resolveram.
Eu por acaso não me lembrei do Santana L., mas achei muito divertido o slogan, lembrei-me dos condutores.
Mas sendo que o António Costa promove muito mais o transporte público (consta, e ele até anda a meter ciclovias em meia cidade...) não é justo que o metro use as deixas de quem o "apadrinha". Desde que não haja nada mais além disso... favores, dinheiro, etc...
bem, é indecente, mas a verdade é que o slogan é bom.
Só valia se fosse um slogan populista do Bloco. Mais ninguém tem o direito de ser criativo e provocatório!
E depois? O problema é que o famigerado Túnel do Marquês (que só veio piorar as coisas) näo pode ser fechado!
O problema maior foram os *outros* túneis aprovados pelo Costa, em vez de apostar em primeiro lugar na extensäo do Metro de Lisboa (poramordedeus, näo me falem da Alameda-S. Sebastiäo, que isso já era para estar feito em 1998!)
Enviar um comentário