domingo, 15 de maio de 2011

A época de ouro dos blogues chegou ao fim?

Já há algum tempo que se nota que a blogosfera nacional se encontra algo estagnada. Não surgem grandes novidades e, pelo que vou falando com conhecidos destas lides, é notória a diminuição do número de visitas em benefício das redes sociais. No que à blogosfera política diz respeito, não deixa de ser sintomático que, em tempos de campanha eleitoral, ainda não tenham surgido (que eu saiba) grandes blogues colectivos de apoio a candidaturas.
(Imagem: Seu sucesso)

12 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Não quer ter uma iniciativa?

(apesar de não achar fundamental que tal se faça em torno de candidaturas pois o que é essencial discutir são as questões em presença - ou ausentes - na campanha)

Anónimo disse...

pois é a crise
JNAS

Sam disse...

Penso é que foi alguma blogosfera política a dar mau nome à blogosfera em geral...

mfc disse...

Os blogs estão a perder notoriamente!
Mas continuo a gostar deles e não me adaptei aos facebooks...!

Joana Lopes disse...

João Ricardo,
Começando pelo fim: tenho péssima recordação de blogues de apoio a candidaturas (legislativas 2009). Panfletários e inúteis, acho.

Quanto ao resto:é fundamental «gerir» a relação blogue / Facebook. Por exemplo, não pôr tudo, automaticamente, nas duas plataformas. (Alguém pôs o meu blogue nos NWKblogues, mas nem o tenho associado ao meu perfil, e oodeio aquilo!!!).
Grande % de visitas ao Brumas vêm do FB, o meu blogue quase duplicou, com isso, o nº de visitas. Os comentários passaram para lá (chego a ter dezenas num único post), as catacumbas da blogosfera são, para isso, sinistras e habitadas também por quem se esconde atrás de Anónimos ou Pseudónimos...
Portanto e em conclusão: a blogosfera passou a ser apenas UMA das peças do puzzle.

Anónimo disse...

Eu pelo menos tenho sentido continuamente um crescendo no número de visitas no meu blogue de reflexão política (Mente Livre) enquanto no meu blog apolítico, onde tenho reduzido a actividade, não noto um decréscimo de visitas. Todavia também divulgo com frequência os blogues nas redes sociais

Maquiavel disse...

É o que dá as modas.
Há 10 anos era ter uma página web.
Há 5 era ter um blogue.
Agora é ter conta no Livro das Fuças.

O que se vê é uma reduçäo constante na individualidade, e um aumento da visibilidade. O conteúdo acaba por ser o mesmo, muda apenas a forma, e a maneira de chegar ao público.

Sinceramente, näo gosto que me obriguem a ver as coisas através do FB. Mas há quem näo se importe de ser espiado, pronto, é lá com eles. Eu visito os blogues na mesma, näo tem a ver com redes sociais. Aliás, se só estiverem no FB näo lhes toco.

E se notar falta de visitas, é só meter uma ligaçäo lá no inerranável FB! :D

Joana Lopes disse...

Maquiavel,
Não é só uma questão de modas mas de progresso tecnológico - discue-se o tema desde a invenção da máquina a vapor...

«O que se vê é uma reduçäo constante na individualidade, e um aumento da visibilidade.»??? Porquê? Como?

Por haver gente que odeia o FB, e outra que só por ele acede à blogosfera, é que quem está em ambos (como é o caso do João Ricardo e o meu) tem vantagem em perceber os dois tipos de público. Só isso.

José do Rosário disse...

Apoiar quem? Todos os partidos Portugueses já mostraram o que valem.
Agora está na moda é fazerem-se manifestações contra os partidos!...

João Ricardo Vasconcelos disse...

Concordo inteiramente com a ideia de complementaridade dos blogues e das redes sociais. Esta tem sido aliás a minha aposta nos últimos anos. E não será por acaso que recebi comentários a este post aqui, mas também no facebook e no twittter

No entanto, quando falo no fim da época de ouro dos blogues, refiro-me à centralidade deste meio de comunicação online. A meu ver, o centro do combate político online transferiu-se para o facebook nos últimos tempos.

Joana Lopes disse...

Certo, o centro em termos de discussão política passou para o FB. De um modo geral, os maiores blogues colectivos parecem ainda não ter percebido isso e continuam a perder tempo nas caixas de comentários dos blogues - onde as conversas são em diferido e «pesadas», sem a dinâmica do FB.

Jorge da Costa disse...

Como autor de um blog (sem sal) partilho da mesmissima opiniao... a blogosfera morre de dia pra dia, para dar terreno as redes sociais, no entanto deixo a questão... sera evolução ou preguiça ? (no meu caso pessoal acho que é preguiça)