terça-feira, 31 de maio de 2011

Esquerda de Confiança

Chegámos aquele momento da campanha em que podemos começar a deixar subentendido em quem vamos votar ou então optamos por assumir tal intenção de voto sem parcimónias. Normalmente opto sempre pela primeira abordagem. No entanto, parece-me razoável que quem acompanha regularmente esta rubrica sobre a actualidade política tenha, pelo menos nesta última semana de campanha eleitoral, uma clara percepção sobre em quem votarei e as razões de tal orientação de voto. Assim sendo, partilharei aqui porque votarei Bloco de Esquerda nas próximas eleições.

Escusado será dizer que o meu voto nunca recairia num partido de direita por não ser esse o meu perfil ideológico. Também não recairia no PCP porque, apesar de manifesta simpatia, infelizmente parece-me que continua a ter alguns calcanhares de Aquiles mal resolvidos. Dedicarei portanto algumas linhas a explicar em maior detalhe, porque não votaria PS. Começaria por dizer que, apesar de terem existido uma mão cheia de políticas meritórias nestes últimos seis anos, existiu pelo menos outra mão cheia de políticas lesivas para o que eu entendo ser o interesse do país. Importa não esquecer que este foi o governo das novas oportunidades, mas foi também o governo do encerramento de escolas com menos de 10 alunos; foi o governo do inglês no primeiro ciclo, mas foi também o governo que mais desconsiderou a classe dos professores; foi o governo do aumento da licença de maternidade, mas foi também o governo dos cortes nos subsídios de desemprego; foi o governo/partido da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas foi também o governo/partido que um ano antes a recusou; foi o governo da taxação das mais-valias em bolsa, mas foi também o governo dos aumentos do IVA, do IRC reduzido para os bancos e da manutenção do off shore da Madeira.

E se a linha política do governo é algo que me afasta do actual PS, é também o perfil e falta de consistência ideológica do seu secretário-geral que menos confiança me inspira. Para além deste ser o Sócrates com estranhos círculos de amizades (Ruis Pedros Soares, Armandos Varas, entre outros), este foi também o Sócrates com inúmeros processos movidos contra jornalistas sob o argumento da campanha negra e das forças ocultas. E, sobretudo, foi o Sócrates que, tal como já aqui escrevi, conseguiu ser quase tudo e o seu contrário nestes últimos anos. Quem nele votar nas próximas eleições, vota no Sócrates defensor do investimento público ou no Sócrates apologista do aperto do cinto? No Sócrates dos aumentos nos salários da Função Pública ou no Sócrates dos cortes em tais salários? No Sócrates que afirmou que não governaria com o FMI ou no Sócrates que diz ser a pessoa indicada para aplicar o programa do FMI?

Em suma, respeitando naturalmente outros valores que determinem a orientação de voto, julgo que votar deve ser um gesto de confiança. Assim sendo, e considerando-me um eleitor de tipicamente de esquerda, opto por uma esquerda de confiança. Uma esquerda que sabemos que hoje não dirá uma coisa e amanhã outra. Uma esquerda que, contrariamente aos lugares comuns que costumam passar, não se cansa de apresentar propostas, que não relativiza, que não se resigna perante o mundo onde se insere. Que não tem dúvidas que a economia deve estar ao serviço das pessoas e que não se cansa de defender um aprofundamento da qualidade da democracia. Voto Bloco porque sei que não terei surpresas desagradáveis vindas do partido a quem confiarei o meu voto.

Terminada esta espécie de tempo de antena, resta-me apelar a que ninguém fique em casa a 5 de Junho. Vote-se em A, B ou C, mas vote-se.

Artigo hoje publicado no Açoriano Oriental

4 comentários:

Chalana disse...

Curte lá (apenas) 4 dos tais "calcanhares de aquiles mal resolvidos":

a) coligação PS/BE$ para a CML.

b) Apoio à intervenção do FMI na Grécia.

c) Coligação PS/BE$ para as
presidenciais.

d) eurodeputado BE$ apoia a intervenção da NATO.

Anónimo disse...

e) Mandatário Drº Troca-Tintas Nobre para enriquecer a candidatura europeia da esquerda de confiança.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Chalana (e anónimo): Como venho manifestando por diversas vezes, sinceramente não acho que o PCP e Bloco ganhem alguma coisa em andar a espicaçar-se mutuamente. Têm eleitorados diferentes e têm convergência de objectivos em 95% dos casos. Por isso não percebo estas cargas de ombro.

De qualquer modo, para que fique um pouco mais claro, quando falo em calcanhares de Aquiles do PCP, falo de coisas um bocadinho mais estruturais do que coligou-se com X ou teve como mandatário Y. Falo de posicionamentos internacionais sobre algumas ditaduras, falo sobre posicionamentos sobre a UE, falo de modelos de funcionamento interno do partido (centralismo democrático). Considero-os mal resolvidos por achar que prejudicam desnecessariamente a imagem do PCP.

Chalana disse...

João Ricardo:

A maior ditadura do mundo chama-se Estados Unidos da América. Queres que te arranje as citações entusiásticas do Louçã e companhia aquando da vitória do Obama? De como tudo iria ser diferente no panorama internacional?

UE? Pois! continua a acender a velinha, porque sinceramente não percebo cmo, ao fim de 25 anos de adesão e 10 de crise há malta que continua a afirmar-se "europeísta"...

Quanto ao centralismo democrático, muito obrigado, mas não brincamos às tendências. De resto, no bloco, com o "direito à tendência" reconhecido ganham sempre os mesmos com a mesma percentagem, por isso... Serve para quê?

Não te preocupes com as nossas entradas a pés juntos. Um blog e um blog e nós apenas armamos ideologicamente os nossos camaradas.

Boa sorte para Coimbra, Santarém, Leiria, Aveiro, Faro e Braga