quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Falta de chá

É uma acusação que coloca por terra todo o Estado de Direito e o sistema político democrático, assumindo particular gravidade quando feita por altos responsáveis políticos. Caramba, porque não deixam este trabalho sujo de achincalhanço ao Estado de Direito para os militantes de base ou para as irreverentes jotas, hein? Fica a sugestão.
(Imagem: Samuel Cantigueiro)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Obrigado, sr. Presidente

(Imagem: Gente de Lisboa)
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Cuidado com as reflexões

Por um lado até pode ser positivo este interregno temporal para que o partido possa reflectir sem grandes pressas. É certo que o PSD está decapitado. Mas num momento em que o PS ainda beneficia de um ligeiro estado de graça, tal pode não ser tão mau quanto isso. Preserva, desde modo, uma liderança futura, ao mesmo tempo que a actual liderança se sente solta o suficiente para levar a cabo golpes baixos sem remorsos.
O problema é que, se seis meses de pura reflexão já é muito tempo para qualquer força política, para um PSD que está sempre em convulsão quando não está no poder, seis meses são uma autêntica eternidade. A reflexão dá lugar ao nervosismo e à batatada, o que acaba por piorar seriamente a imagem do partido perante o eleitorado. Esperar mais cinco meses para escolher um novo líder será muito contraproducente para os sociais-democratas, penso eu de que…
(Imagem: Parque dos Poetas)
Retórica de Assis traduzida para miúdos

E que tal tentarmos traduzir o que o líder parlamentar socialista tentou de facto dizer com a frase acima, hein? Vamos a isso: «Nós estamos bué incomodados por termos chumbado em 2006 o pacote anti-corrupção de João Cravinho, ok? Vamos todos tentar esquecer que isso aconteceu, tá? Mas pronts, visto que agora nos dá jeito, buga lá combater a corrupção em Portugal.»
(Imagem: Memorial)
domingo, 22 de novembro de 2009
Antes da dívida temos direitos

Entrevista a Medvedev

(Imagem: Kiev Ukraine News Blog)
Best of Fim-de-Semana

E assim foi. Chegamos lá e estava vazio (certamente por causa do mau tempo que estava lá fora). A exposição está engraçada, mesmo para quem não morre de amores pela Amália. Lá tenta-se criar uma espécie de Amália pop - ver aqui. O espaço é amplo, perfeito para a pequenada. Além disso tem umas salas com projectores e música que são excelentes para crianças em busca da experimentação visual ou sonora. O meu filho adorou. Foi o programa best of deste fim-de-semana.
(Imagem: Idade Maior)
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Recuar depressa
(Imagem: O Repobratório)
Sobre a France 24

(Imagem: France 24)
Ainda sobre a nomeação de Rompuy
(Imagem: Marataízes)
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Van quê?!?

(Imagem: Daylife)
E nós ficamos a assistir

E quem escolhe as caras para ocupar tais cargos? Não são os cidadãos de forma directa. Nem sequer são os seus representantes no Parlamento Europeu. É o Conselho Europeu (Chefes de Estado e Chefes de Governo) que possui tal competência. Aos cidadãos compete-lhes assistir e, naturalmente, bocejar perante este tema. Eis um exemplo perfeito de como há um longo caminho a fazer para tornar esta Europa mais democrática, para tornar esta Europa dos cidadãos.
(Imagem: The ISN Blog)
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
3 anos de Activismo de Sofá
.
Evoluiu muito no número de visitas diárias, no número de comentários que recebe e evoluiu também no tipo de posts feitos. Ao fim de três anos, mais de 1400 posts foram aqui publicados.
.
Mas destaria neste último ano dois aspectos em particular. Por um lado, este foi o ano das redes sociais aqui no Activismo de Sofá. A utilização do Twitter, do Facebook, mas também do You Tube ou do Flickr vieram transformar bastante este espaço, permitindo-lhe jogar em novas realidades e chegar a novas audiências.
.
Em segundo lugar destacaria o círculo de amizades blogosféricas que, ao longo do tempo, se vão consolidando. Parecendo que não, com o passar dos anos, vamo-nos habituando a determinados espaços aqui na blogosfera, a determinados nomes e vamo-nos sentido parte de algo, sentindo-nos membros de determinados círculos. Esta coisa do virtual é intrigante. Diria, sendo um pouco lamechas é certo, que é este sentimento de comunidade, de amizades e empatias virtuais que também nos vai dando gás diariamente para continuarmos.
.
Por tudo isto, a todos os amigos e simpatizantes, a todos os que por aqui vão passando, dêem cá um abraço e sirvam-se de uma fatiazita de bolo. :)
(Imagem: PET Brasil)
Com anticastristas destes...

Parecendo que não, é muito grave

De qualquer modo, as percepções dos cidadãos relativamente a este tipo de fenómenos não são de menosprezar. Quando se fala aliás de temas como a percepção de corrupção, como a confiança dos cidadãos nas instituições, como a confiança no sistema de justiça, o que está em causa é nada mais nada menos do que a qualidade da democracia.
(Imagem: Favourite joke of the day)
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Temos recorde...

(Imagem: United Social Community)
Vamos negociar

(Imagem: Arouca Online)
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Tréguas
domingo, 15 de novembro de 2009
Hipocondria da vacina

.
Como é evidente, e até seria escusado dizer, tal não se aplica a quem lamentavelmente acabou de ter uma perda irreparável. Embora seja certo contatar que o que se passou em Portalegre dará um contributo para esta hipocondria que começa a generalizar-se em torno da vacina.
(Imagem: Philadelphia Reflections)
(Imagem: Philadelphia Reflections)
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Uma questão de fé
É certo que o Sol é dos jornais cujas manchetes são menos fiáveis e é evidente que, mesmo para um primeiro-ministro, a publicação de conversas telefónicas privadas num jornal é algo que justifica a sua total indignação. Mas tal não apaga os efeitos de tais notícias nos cidadãos. Nos dias que correm, e depois de tantas suspeitas de que tem sido alvo, a confiança pública na total integridade de Sócrates é cada vez mais uma questão de fé.
(Imagem: Viriatovitch)
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Operação Duas Faces

(Imagem: O Veneno da Viúva)
Pedro Lomba no Público

(Imagem: Público)
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
O regresso dos aleijados
(Imagem: My piece of tail)
Diz que é uma Aventura

Como é evidente, no actual cenário, outra atitude da titular da pasta da educação seria neste momento algo totalmente suicida. Ou seja, Isabel Alçada recuou porque teve de recuar. Mas, embora seja certo que os sindicatos se manterão muito atentos, e ainda bem que assim é, o clima que ontem consta ter existido parece indiciar uma lufada de ar fresco.
Conclusões a tirar de toda esta situação: 1) a união e a indignação de toda uma classe profissional valeu a pena; 2) as maiorias relativas proporcionam algo que devia ser obrigatório em democracia – a abertura, o diálogo, a concertação.
(Imagem: Les Canards Libertaîres)
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Os Casos e seus Efeitos

Não admira que, quando questionados sobre a confiança que detêm no primeiro-ministro ou a seriedade que lhe atribuem, os eleitores concedam pontuações modestas a José Sócrates.
(Imagem: PS Montalegre)
Ah e tal, um referendo e não sei quê… (II)

(Imagem: O Chamado Blog)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
O PCP e a Queda do Muro

Mas tal só é possível se existisse sequer uma referência à falta de democracia vivida do lá de lá do muro, sobre a falta de liberdade, sobre as polícias políticas, sobre a repressão, and so on. Sem tal referência, o que o PCP tem a dizer sobre esta matéria transforma-se inevitavelmente em algo distorcido.
O PCP vê na queda do muro o triunfo do capitalismo. É uma visão limitadíssima e tenho a certeza que tal é evidente para muitos e muitos comunistas. A queda do muro representa sobretudo o triunfo da democracia. Digo-o com a maior das sinceridades: é lamentável ver os comunistas embrenhados nestas jurássicas contradições.
(Imagem: Portugal Democrático)
Cair em tentação

No entanto, há umas semanas atrás, resolvemos comprar lá para casa uma Nintendo Wii devido à funcionalidade Wii fitness. É engraçado e a Nintendo tem a “vantagem” da vasta maioria dos jogos serem demasiado infantis para despertarem o meu vício terrível.
Mas eis que descobri na sexta-feira que existe o FIFA 2010 para a Wii. Como é possível?!? Era suposto só terem jogos infantis e nintendescos! E pronto, a desgraça aconteceu… Tenho o FIFA lá em casa… Um horror… Maldito vicio. Não é por acaso que este blog não é actualizado desde sexta-feira. ;)
(Imagem: Negócios do Futebol)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Farpa Kultural


Mau Olhado
.
É que estes casos de alta trafulhice persistem em aparecer à sua volta com uma proximidade assustadora. José Sócrates deveria consultar rapidamente o Professor Bambo ou algo do género.
(Imagem: Why so Serious)
Sentido de oportunidade (ou falta dele)

(Imagem: Reprobatório)
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
O espectáculo já começou

Escolas sim, guerra não!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Bolsa de Valores Sociais

Após a compra, o “accionista” passará a receber informação sobre o impacto que o seu donativo teve no apoio à respectiva ou respectivas associações. A bolsa foi lançada com o apoio da Euronext, da Gulbenkian e da Fundação EDP. Certamente não promoverá milagres ou substitui outro tipo de apoios. Mas o conceito é muito bom e promete. Apesar de ainda ter poucas associações inscritas, vale a pena experimentar.
Ah e tal, referendo e não sei quê...

(Imagem: Global Debate)
terça-feira, 3 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Ele há com cada coincidência

(Imagem: Bruno Cochito)
Foi há um ano...

(Imagem: Cão Azul)
domingo, 1 de novembro de 2009
Um virar de página no Público

Infelizmente, JMF cometeu erros crassos enquanto director. Assumiu, por exemplo, uma parcialidade excessiva em alguns episódios cujo corrolário foi o recente Caso da Encomenda vinda de Belém (ou Caso das Escutas, se preferirem). Tal abalou muito fortemente toda a credibilidade do jornal. Esperemos, portanto, que esta nova direcção consiga lavar a cara de uma casa que se quer de referência.
É de lamentar que a saida de JMF fique marcada pelas piores razões. Mas seria também errado considerar que tal apaga toda a obra que realizou nos 11 anos que esteve à frente do jornal. Sai com uma nódoa difícil de tirar, mas que o tempo certamente se encarregará de atenuar. Para quem ainda não leu, aqui fica o último editorial de JMF.
(Imagem: Absorto)
Subscrever:
Mensagens (Atom)