quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bolsa de Valores Sociais

Foi anteontem lançada em Portugal uma Bolsa de Valores Sociais (http://www.bvs.org.pt/). Um conceito que teve origem no Brasil e que serve como mecanismo de recolha de donativos por parte de todas as instituições sociais inscritas. O cidadão comum pode inscrever-se e comprar “acções” por 1€, num mínimo de 10 acções.

Após a compra, o “accionista” passará a receber informação sobre o impacto que o seu donativo teve no apoio à respectiva ou respectivas associações. A bolsa foi lançada com o apoio da Euronext, da Gulbenkian e da Fundação EDP. Certamente não promoverá milagres ou substitui outro tipo de apoios. Mas o conceito é muito bom e promete. Apesar de ainda ter poucas associações inscritas, vale a pena experimentar.

2 comentários:

farto de tretas capitalistas disse...

pois, e se além da treta a euronext aderisse à taxa tobin e transferisse a maçaroca para as ipss e ong não era mal visto.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Hum... Julgo que é um pouco redutor desvalorizar este tipo de iniciativas com o argumento de que se tratam de um espécie de "artimanhas capitalistas" para esconder os problemas do sistema.

Mas sim, uma taxa tobin para ONGs e IPSS seria uma grande solução, sem dúvida.
www.attac.pt