segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O PCP e a Queda do Muro

Como seria de esperar, a questão da queda do Muro é um assunto muito indigesto para o PCP. E é normal que os holofotes se voltem para os comunistas em busca de reacções. A meu ver, pode-se dar de barato a notícia no Avante sobre os eventuais retrocessos económicos e sociais verificados desde a queda do Muro.

Mas tal só é possível se existisse sequer uma referência à falta de democracia vivida do lá de lá do muro, sobre a falta de liberdade, sobre as polícias políticas, sobre a repressão, and so on. Sem tal referência, o que o PCP tem a dizer sobre esta matéria transforma-se inevitavelmente em algo distorcido.

O PCP vê na queda do muro o triunfo do capitalismo. É uma visão limitadíssima e tenho a certeza que tal é evidente para muitos e muitos comunistas. A queda do muro representa sobretudo o triunfo da democracia. Digo-o com a maior das sinceridades: é lamentável ver os comunistas embrenhados nestas jurássicas contradições.

3 comentários:

Anónimo disse...

A queda do muro tem na base as aspirações democráticas dos povos do "socialismo real", mas o resultado foi a vitória do capitalismo.

Anónimo disse...

-aspirações quê????????'
-O que é a democracia?
-O que são aspirações?
-As aspirações são inatas ou adquiridas?

Anónimo disse...

Recomendo-lhe que leia o que disse a chanceler alemã, citada pelo Vítor Dias aqui http://tempodascerejas.blogspot.com/2009/11/frase-do-dia.html#links
Parece que até para ela não é tudo preto e branco