quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Nobreza do Óbvio

Por maior consideração que se possa ter por Fernando Nobre e mesmo considerando-o um bom candidato à Presidência, o óbvio salta à vista de todos: a sua candidatura criará uma fractura significativa no campo da esquerda. Assim sendo, Cavaco tem agora razões acrescidas para dormir descansado.
(Imagem: Saxeo Vitae)

13 comentários:

Anónimo disse...

Sou um dos muitos eleitores bloquistas que não iam votar Alegre e vão votar Fernando Nobre.
Em que é que isso contribui para a vitória de Cavaco? Em nada, em absolutamente nada, provavelmente estes votos que não irão para a abstenção forçarão uma segunda volta.
Não é óbvio?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Se calhar não é tão óbvio quando pensa. Repare que a lógica do "agora na primeira volta somos adversários e depois unimo-nos na segunda" cria desgastes e fracturas mútuas entre as candidaturas. Cavaco agradece.

Como certamente concordará, a concentração de esforços apenas numa candidatura desde o início possui vantagens evidentes.

Ana Paula Fitas disse...

É óbvio... só não vê quem não quer... incluindo o próprio.

Anónimo disse...

Porquê? os da direita não gostam de FN?! Será?
São essas contas de pseudo política tecnocrata JRV, que matam a vítima à nascença. Muitas continhas baralham os portugueses e retiram a convicção.
E assim é Portugal InSustentabilidade, nessas contas!
Começam cedo!

João Ricardo Vasconcelos disse...

Percebo e, como compreenderá, não gosto de ser rotulado com este papel de tecnocrata. Mas não consigo perceber em que é que o cenário de termos duas candidaturas a concorrer exactamente pelo mesmo espaço político poderá ser benéfico para evitar a reeleição de Cavaco.

Anónimo disse...

Eu sei JRV que não gosta de assim ser rotulado, mas começar já a colar uma candidatura de cidadania á Esquerda ou Direita, é isso que está a fazer!
Quando já vejo isso amiúde aí pelos blogues da politiquice! Agora gostaria que me explicasse o que é a Esquerda e Direita em Portugal.
É preciso não esquecer que o FN colabora nas campanhas humanitáris com organizações religiosas e com logísticas em condições difícilimas, que exigem um sentido de Diplomacia acima de qualquer política!
Se não tem experiência política?... Maravilha! é mesmo isso que nós queremos, pois essa experiência levou o nosso País à falência técnica!
Não o "cole" JRV que eu já não o chamo de tecnocrata, desculpe mas é mesmo assim!
Os Partidos são uma armadilha, que SAFA!!! parasitas em quem já ninguém crê neles e ainda bem que hoje ouvi o Fórum da TSF! GOSTEI.
Todos avisaram, os mais conscientes que a técnica de desinformação da sua campanha será "colar" este senhor a quadrantes inexistentes na prática, impostos por essa destruidora e esmagadora "máquina" política!
Quanto a Cavaco... veremos... Já ouvi nestes dois dias muito boa gente que iria votar em Cavaco, dizer em euforia, ainda bem que vou poder votar noutro que não nele!
Tenhamos lá calma!

Anónimo disse...

Aliás pense um bocadinho em Nelson Mandela... será o nosso????? "Milagres" ás vezes acontecem, depende da Obra que se tem feito!
Mas isso, nem a desinformação combate!

João Ricardo Vasconcelos disse...

Fada do Bosque: Percebo o que diz e não quero fazer parte de esteriótipos. Mas se calhar não partilho assim tanto da sua visão das coisas. Certamente por defeito de formação (Ciência Política), sou daqueles que acredita que ainda há esquerda e direita. Podem estar diferentes, mas continuam a existir enquanto dicotomia política e como principal referencial de ideologia política. Até lhe posso dizer, a título de curiosidade, que a minha tese de Doutoramento debruça-se fortemente sobre os conceitos de esquerda e direita.

Como tal, não consigo abster-me de utilizar tais paradigmas para analisar o cenário político. Tal implica, portanto, que quando vejo a candidatura de FN, para lá do grandes respeito que tenho na mesma, tendo sempre a analisar o impacto desta no jogo político.

E também não sou um pessimista dos partidos. Pertenço, neste sentido, à escola que tem a certeza que sem partidos não há democracia. Por isso não lhes atribui a responsabilidade de todos os males
do sistema.

Enfim, é uma forma de encarar as coisas diferente da sua e cuja discussão dificilmente caberia neste formato de caixa de comentária. Admito até que possa ser uma forma errada ou pouco ambiciosa (apesar de, se assim achasse, não a utilizaria).

De qualquer modo apenas lhe posso recomendar que não encare esta minha forma de ver as coisas como defeito, mas sim como feitio. :)

Anónimo disse...

JRV com todo o respeito e simpatia que lhe tenho, o facto de estudar ciência (PHD) política coloca-o quase por obrigatoriedade a "pesar" na sua balança. De facto é verdade.
Mas sabe uma coisa que lhe digo?
- "É bom que elejam um Presidente que tenha um discurso, que não sejam só os lisboetas a entender". - Ouvi esta frase antes de se sonhar com esta candidatura. O que tirei dela? Em Lisboa há política a mais, acção a menos e acabam por influenciar nas mensagens, pelos Media ou net, o resto dos cidadãos.
Daí que o post acima demonstra bem o que informação a mais e especulação a mais, fizeram à vida política e à Nação.
Neste momento mesmo que não quisesse ser pessimista dos Partidos, sou obrigada... não se "pré-aproveita" de imediato uma candidatura Presidencial baseada na cidadania, visto que o que mais interessa agora, é dissociar dos vários quadrantes políticos para que pelo menos haja esperança de que se ponha ordem no "circo", antes que arda!
Não tenho doutoramento mas como "coca bichinhos" que sou, o que vejo na blogosfera em termos de blogues extremistas começa a assustar. Sem me dar conta dou comigo em fóruns assustadores, tanto de extrema direita, como esquerda.
Não sendo pessimista mas sim realista, JRV, não tarda nada os Partidos que temos levarão o País a motins e para não falar no pior... uma ditadura.
De qualquer forma JRV, sabe muito bem e se não sabe, passa a saber, que o admiro pelo serviço prestado no seu blogue, que considero um must.
E claro que não é defeito... é mesmo deformação profissional!!!! :)))
Estava a brincar JRV! :) é uma pessoa admirável! :)

Manolo Heredia disse...

Será bom se este candidato conseguir captar os votos dos PSs que votaram em Cavaco nas últimas.

Anónimo disse...

Muito provavelmente se só concorrerem Cavaco e Alegre o primeiro ganha à primeira volta porque é mais fácil a Cavaco pescar votos no centro esquerda do que Alegre pescar votos à direita (incluo votantes no PS) sem os quais não atinge 50%. Para mais o Bloco precipitou-se a apoiar Alegre prematuramente, afugentando votos à direita. Mas suponhamos que aparece um terceiro candidato capaz de pescar votos onde Alegre não consegue. Então a probabilidade de Cavaco ganhar à primeira volta diminui. Assim o aparecimento de mais adversários de Cavaco desfavorece este claramente. Se houver segunda volta, as coisas tornar-se-ão difíceis para Cavaco.
J.J.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Fada do Bosque::)

Manolo Heredia e J.J.: Espero mesmo que tenham razão. Digo-o com a maior das sinceridades. Mas desconfio seriamente que os cenários que apontam se concretizarão. A ver vamos.

Anónimo disse...

JRV :))

... eu sei perder, embora no caso Dr. F.N. me deixe o coração destroçado. Acredito que o JRV tenha razão, mas o problema não é esse, JRV... é começar já a divulgar essas conclusões... :(

É esse o meu ponto de vista... por isso é que me senti "alfinetada"! :)
Abraço :)