quarta-feira, 10 de março de 2010

A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém

A acusação de Henrique Granadeiro de que Morais Sarmento também o pressionou procura indicar, como parece evidente, que as pressões acontecem independentemente da força política no poder. Mas qual a consequência imediata do sublinhar desta evidência? Levar a opinião pública ao discurso de que todos pressionam, de que “são todos iguais”. Até é bem possível que assim seja, mas o efeito imediato deste discurso é acabar por não responsabilizar ninguém, algo que convém a muita gente no momento actual.
(Imagem: Guy David)

3 comentários:

João Galamba disse...

Joao,

Há uma diferença em todas estas "pressões": o único "pressionado" que se demitiu foi o Granadeiro.Isto devia levar-nos a reflectir sobre a natureza de cada uma das acusações e não, como sugeres, a dizer que são todos iguais. O PS foi o único partido que nao mudou a administração da RTP, já o PSD...Fernando Lima tornou-se director do DN, o PS nunca fez semelhante coisa. Etc..Achas que um telefonema de uma hora e meia do Sócrates a "pedir muito" para que não se publique é uma pressão?onde está a ameaça? nem Henrique Monteiro soube dizer

Abraço,
João Galamba

Anónimo disse...

A verdadeira República das bananas! Embora a norte, cada vez mais a sul de Marrocos!

João Ricardo Vasconcelos disse...

João,

Procuro não ser maniqueísta em toda esta história. Procuro também não dramatizar. Tento sobretudo analisar os movimentos das partes em confronto e exigir que se esclareça o que se está a passar. Sei que também queres que se esclareça, como já o manifestaste há muito tempo atrás.

Mas achar que não há inocentes nem virgens ofendidas no meio desta história não implica ignorar algumas coisas que estão debaixo dos olhos (como a que referes da conversa com o H. Monteiro, p/ex).

Sinceramente acho que este é daqueles momentos em que se deve fazer um esforço permanente para se deixar os clubismos em casa. Recomendo que o faças também pois parece-me que estás a deixar-te envolver (embora com boas intenções, parece-me)tomando partido em lutas pouco saudáveis, demasiado pantanosas. É a minha opinião. Quem te avisa, teu "colega de blogosfera" é.

Abraço