quarta-feira, 17 de março de 2010

Sobre a pedofilia na Igreja

De repente começaram a ser revelados inúmeros casos de pedofilia na Igreja Católica. Tal frenesim mediático pode levar rapidamente a opinião pública a procurar em cada padre um potencial pedófilo. Como é evidente, a pedofilia é um problema social e não um problema da Igreja Católica. A última coisa desejável neste momento seria o surgimento de qualquer tipo de caça às bruxas.

Mas, no momento presente, a Igreja arrisca-se a pagar com juros o facto de sempre ter abafado o que de mal se passa no seu seio. Arrisca-se a pagar com juros o facto de defender que no seu interior impera o “reino dos céus”. A Igreja pecou, pecou muito mesmo e continua a pecar.

Se calhar devia confessar-se, pedir o perdão e assumir que é uma organização terrena não imune aos problemas da sociedade em geral. E já sobretudo, umas vez que as desculpas não se pedem, evitam-se, deveria mostrar mais claramente em que é que pretende mudar de hoje em diante. É que, dizem “os manuais”, só assim faz sentido pedir o perdão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedir ainda mais perdão?? Esta é a história da igreja católica ao longo dos seculos...pedir perdão! Está na hora da verdade, de assumirem a realidade. Não passam do homens como outros em qualquer canto do mundo, não são melhores. Infelizmente ao invés de seguirem um vocação, seguem um profissão igual a tantas outras..

Atena disse...

A mim importa-me muito pouco o perdão que possam pedir-nos, e ainda importa menos àqueles a quem têm "ofendido", de certeza.
Não digo que a pedofilia esteja em cada padre, mas também me parece que se escapão muito poucos, e ainda a procissão vai no adro...