terça-feira, 23 de março de 2010

Os macacos e seus galhos

Uma coincidência levou-me hoje ao Hospital dos Lusiadas de manhã e ao Dona Estefânia ao fim da tarde. E tal coincidência levou-me mais uma vez a confirmar algo que é evidente à vista de todos e não apenas à daquela “malta da esquerda que está sempre a protestar e tal”: é impressionante constatar a verdadeira separação de classes existente na frequência dos sistemas públicos e privados de saúde.

À vista desarmada, quando nos deslocamos à CUF Descobertas, ao Hospital dos Lusiadas, ao Hospital da Luz ou a outros bem conhecidos da capital, estramos no maravilhoso mundo da classe média e classe média-alta. As pessoas são bonitas, arranjadas, cheirosas, escolarizadas. De repente parece que estamos num Portugal onde qualquer pessoa pode ter uma carrinha ou um carro de gama alta. Os espaços são limpos, tudo é novo e high tech e saimos de lá com a sensação que este país está no bom caminho.

Pelo contrário, quando vamos a qualquer hospital público da capital, caimos subitamente no mundo real. Ena, afinal há tantas pessoas que passam dificuldades... Ena, tantos velhotes... Ena, tantos imigrantes... Ena, há pessoas que não têm seguros de saúde... Ena, há pessoas que têm carros com mais de dez anos ou não têm carro de todo... Fogo, estas instalações estão mesmo velhas... Caramba, as pessoas têm um ar tão triste...

A frequência dos sistemas de saúde é apenas um exemplo mundano do sistema de dois mundos que existe cada vez mais em Portugal. Mundos que parecem cruzar-se cada vez menos e, naturalmente, ignorar-se progressivamente. Desculpem este desabafo que roça o lugar comum, mas será assim tão idealista não concordar e, por consequência, combater activamente esta lógica crescente do cada macaco em seu galho?
(Imagem: Donraja)

1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia,
Uma vez que não encontrámos email de contacto, enviamos desta forma uma proposta de parceria.


Reconhecendo a importância da gestão de frotas no meio empresarial, o site Gestão de Frotas (www.gestao-frotas.com) surge para demonstrar as potencialidades deste sistema, abordando não só as mais recentes novidades tecnológicas desta área, como o seu meio envolvente.
O Gestão de Frotas.com pretende tornar-se um site de referência na área, cobrindo as temáticas mais importantes do mercado e acompanhando o percurso dos agentes principais.
Neste sentido, e reconhecendo a qualidade e importância social do vosso site, gostaríamos de solicitar uma troca de links, que irá beneficiar o vosso site com maior tráfego. Informamos que temos já um número considerável de visitas diárias.

Agradecemos desde já a vossa colaboração,
Os nossos melhores cumprimentos,
www.gestao-frotas.com