segunda-feira, 17 de março de 2008

30 anos de Alberto João

30 anos depois de Alberto João ter chegado ao poder, os balanços até podem divergir quanto ao desenvolvimento alcançado pela Madeira, mas dificilmente o farão quanto à qualidade da democracia no arquipélago.

O editorial de hoje do vice-director do Público, Manuel Carvalho, intitulado “Uma nódoa com 30 anos”, traça um panorama assertivo a este respeito. Muitos podem argumentar que Jardim tem muita obra feita e que transformou a Madeira numa das regiões mais desenvolvidas do país. Mas tal facto não apaga os efeitos nefastos que a sua figura impôs à democracia madeirense.

Desde a intimidação à comunicação social, até às práticas de compadrio e caciquismo constante, passando naturalmente pelo clima de confronto que impõe relativamente ao todo nacional, Alberto João não é certamente uma personalidade que o país se possa orgulhar, antes pelo contrário.

Promete abandonar a liderança do Governo Regional em 2011, deixando naturalmente um sucessor no seu trono. Esperemos que a sociedade madeirense aproveite as eleições regionais que se seguirão para obter uma lufada de ar fresco. No entanto, paradoxalmente ou não, não é certo que tal aconteça…

1 comentário:

Anónimo disse...

http://palcopiniao.blogspot.com/search/label/C%C3%82MARA%20MUNICIPAL%20DE%20COIMBRA%20URBANISMO

DIVULGUE ILEGALIDADES... OBRIGADO!