segunda-feira, 31 de março de 2008

A Presença do Governo e dos Partidos na RTP

O relatório da Entidade Reguladora da Comunicação Social que analisou os serviços noticiosos da RTP entre Setembro de Dezembro de 2007 detecta um relativo excesso de presença do Governo e PS". Tal facto já foi desdramatizado tendo em conta a Presidência Portuguesa da UE. Mas o relatório apresenta mais alguns dados interessantes.

Por exemplo, a análise é também aplicada à RTP-Madeira e RTP-Açores. O senso comum diria que o peso do Governo e do partido que o apoia se faria sentir sobretudo no caso madeirense. Mas não é isso que os dados demonstram.

No Madeira:
“O Governo Regional, juntamente com o PSD Madeira, representam 50,79% do total de presenças de protagonistas desta região.”

Nos Açores:
“O Governo Regional, juntamente com o PS Açores, representam 69,32% do total de presenças de protagonistas desta região.”

Humm... Interessante, não? O extenso relatório está disponível aqui. No final de Abril, será publicado um novo relatório incluindo dados sobre as estações privadas. Veremos quais os resultados que o mesmo apresentará…

Sem comentários: